Lidar com as críticas nem sempre é fácil, não é verdade? Principalmente se ela vem de alguém que você não espera, e não importa se o comentário é simples, o fato é que a maioria das pessoas não está preparada para aceitar esse tipo de julgamento. Então é normal expressar reações com o corpo, com os olhos e com palavras.

Neste post, vamos falar sobre a necessidade de os profissionais de saúde saberem lidar com críticas, uma vez que eles se relacionam constantemente com pessoas de todos os perfis e devem priorizar o conforto dos pacientes. Além disso, vamos apresentar 5 dicas sobre como lidar com as opiniões de pacientes e explicando como a reação dos atendentes é importante para a sua carreira.

Deseja saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura e fique por dentro!

1. Identificar qual é o tipo de crítica

Separe as críticas destrutivas das construtivas e analise quem está por trás delas. Se a opinião é de alguém muito próximo e amigo ou de pessoa confiável, analise a possibilidade de fazer mudanças na rotina. Os julgamentos feitos somente com o objetivo de prejudicar a imagem do profissional devem ser desconsiderados.

2. Considerar o feedback para avaliar melhorias

Para ter mais pacientes, solicite feedback dos clientes e verifique o que pode ser feito para melhorar. Peça a opinião dos seus colegas, colaboradores, amigos ou até mesmo de familiares. Com o auxílio de todos, você poderá se surpreender com os resultados. Lembre-se: as críticas são uma oportunidade de crescimento. Encare-as como um impulso para progredir e ser cada vez melhor no que faz.

3. Não levar a crítica para o lado pessoal

Ainda que a crítica esteja relacionada aos seus métodos de trabalho, jamais a leve para o lado pessoal. Você precisa manter a postura profissional evitando que o julgamento afete as suas emoções. A partir do momento que você se envolve emocionalmente, poderá deixar de ver as situações com clareza.

4. Desculpar-se com o paciente quando necessário

Mais do que aprender a lidar com as críticas dos pacientes, também é importante saber como respondê-las. Quem trabalha com atendimento médico sabe que é quase impossível atender um paciente no horário marcado. Muitas coisas podem acontecer, por exemplo, emergências ou atrasos em consultas.

Os pacientes se sentem incomodados com o tempo de espera antes das consultas. Ouvir as reclamações deles e melhorar essas condições em seu consultório pode fazer com que o consultório médico se destaque no mercado. Os atrasos no atendimento são um fator comum encontrado em muitos consultórios médicos.

Para evitar que a imagem do consultório seja prejudicada, fique atento às críticas destrutivas. Procure responder adequadamente aos comentários negativos, seja empático e tente entender o paciente, pois ele pode estar passando por um problema pessoal.

Converse com ele para analisar o que está causando aflição e evite que tais situações se repitam. Se houver falha nos serviços ofertados, peça desculpas pelo ocorrido e conceda benefícios para as próximas consultas agendadas.

5. Use a comunicação não-violenta

O atendimento humanizado, compassivo e solidário é a base para realizar uma comunicação não-violenta. Se as críticas forem destrutivas, utilize uma linguagem sem agressões, sendo compreensivo e respeitoso. Procure sempre avaliar as circunstâncias e peça uma sugestão de melhoria para o problema que o cliente enfrentou.

Dessa forma, você mostra que ouviu o que ele disse e está pronto para fazer mudanças positivas no consultório. A cada opinião recebida, pode ser tirada uma reflexão sobre a situação, seguida da busca de maneiras para aperfeiçoar os serviços.

Enfim, essas são as 5 dicas de como lidar com críticas de pacientes! Adote todas elas para ter retorno em sua carreira, visto que a crítica do paciente pode causar impacto no consultório, fazendo com que ele cresça e se desenvolva ainda mais.

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