A cada dia, novos equipamentos são criados e melhorados em prol da beleza. As clínicas estéticas oferecem inúmeros tipos de tratamentos para as mais diversas necessidades de homens e mulheres. Há procedimentos que são mais ou menos invasivos, mas a verdade é que quase todo mundo deseja ou já desejou fazer algum procedimento estético.

Contudo, quando falamos de tecnologia não estamos nos referindo apenas aos equipamentos e substâncias utilizadas, mas também de sistemas. Existem sistemas que ajudam, e muito, a melhorar os procedimentos estéticos e torná-los mais precisos e eficazes. Em geral, os tratamentos são menos dolorosos, mais acessíveis, mais seguros, com tempo reduzido de recuperação e maior eficácia. Novos processos chegam de outros países ou são desenvolvidos aqui para melhorar os resultados dos pacientes.

A tecnologia pode auxiliar em diversas frentes. Por exemplo, quando uma clínica dispõe de um sistema de gestão integrado e digital fica muito mais fácil fazer com que o local entre nos eixos e cresça exponencialmente. Além disso, é possível mensurar os resultados, gerar relatórios, mapear público-alvo, manter as contas em dia e agendamentos organizados.

Tecnologia de gestão

A tecnologia de gestão tem como objetivo principal automatizar todos os processos de gestão de empresas. Com a tecnologia cada vez mais presente em nossas vidas, seu uso tornou-se indispensável para facilitar o nosso dia a dia. Em uma gestão administrativa a tecnologia agrega muito e facilita o trabalho do gestor, como na utilização de softwares para auxiliar no controle financeiro.

Controle de finanças

O uso da tecnologia a favor dos procedimentos estéticos é uma prática que facilitará o dia a dia de sua clínica. Com a gestão de finanças de sua empresa não será diferente, uma vez que os softwares também são usados para manter as contas organizadas. Cuidar de finanças é sempre complicado, seja qual for o segmento de sua empresa. Com tantos encargos, nós nos vemos obrigados a recorrer a um sistema que faça a automatização de todas as responsabilidades financeiras, como:

  • pagamento de profissionais;
  • aluguel;
  • compra de maquinário;
  • treinamento de sua equipe;
  • pagamento a fornecedores;
  • água;
  • energia.

Ao implantar um software de gestão em seu consultório, você torna mais ágil e mais assertivo o controle de suas finanças. Afinal, por mais qualificada que a mão de obra humana possa ser, ela ainda é passível a erros. Por isso, um software é o que existe de mais seguro para lhe auxiliar com a gestão financeira.

Software de simulação

Os softwares de simulação têm crescido no mercado. Eles têm como objetivo principal reproduzir os possíveis resultados de procedimentos estéticos e cirúrgicos por meio de simulações, que podem ser feitas a partir de fotos do paciente ou de ilustrações que imitam o corpo humano. Com apenas alguns cliques, o profissional conseguirá demonstrar como o paciente ficará com o nariz mais fino ou os lábios mais grossos, e ainda terá o auxílio de editores integrados em questões de métrica e simetria.

Comparação de imagens

É recomendado que o médico cirurgião tenha um banco de imagens dos seus pacientes, com fotos de todas as fases dos procedimentos estéticos. Com esses dados salvos em um sistema, é possível fazer comparações lado a lado do pré e do pós, para ressaltar os resultados. Além disso, também existe a possibilidade de criar um morphing — efeito especial de transição que permite comparar o antes e o depois de uma pessoa por meio de imagens.

Automação de processos estéticos

Ao automatizar os processos da clínica, todas as suas informações ficam reunidas em um único sistema, que oferece a facilidade de acessar anamneses, evoluções em laudos, diagnósticos etc., além de ter tudo isso salvo com segurança na nuvem.

Falando especificamente dos procedimentos estéticos, alguns desses processos podem ser mais precisos com a ajuda da tecnologia. Usando um software de gestão, é possível ter o controle de todos os procedimentos que o paciente já fez, com informações de datas, horários e profissionais participantes, além de configurar lembretes para quando uma manutenção for necessária. Dessa forma, tanto a clínica quanto o paciente se beneficiam, o que, por consequência, gera melhorias na visão que os pacientes têm do consultório.

Automação da comunicação

Hoje em dia, mensagens para alertar clientes sobre oportunidades ou algo novo no mercado são de extrema importância. No caso das clínicas especialistas em procedimentos estéticos esse serviço é essencial, pois sempre surgem novos tratamentos que podem chamar a atenção de seus pacientes.

O envio de mensagens para parabenizar aniversariantes, confirmar agendamentos de consultas e procedimentos e lembrar os pacientes de quando devem fazer uma manutenção de um tratamento também são essenciais. Dessa forma, a comunicação se torna mais acertada e amigável.

Os disparos devem ser feitos via WhatsApp, SMS e e-mail, e podem levar apenas alguns cliques com o auxílio de um software médico. O benefício da tecnologia oferece ao gestor uma ferramenta que disponibiliza o disparo de mensagens aos seus clientes, desde que eles estejam dispostos a receber os conteúdos que sua empresa disponibiliza. Os procedimentos mais procurados pela maioria dos clientes das clínicas estéticas são:

  • botox;
  • preenchimento com ácido hialurônico;
  • MD Codes;
  • harmonização facial.

Lembretes com esses assuntos chamarão mais a atenção do seu público e, consequentemente, a procura por sua clínica aumentará. Apenas atente para as normas vigentes referentes à publicidade na área da saúde, pois existem algumas regras que precisam ser devidamente cumpridas. Dessa forma, com campanhas online, fica mais fácil monitorar os resultados, além de gastar menos com ações de comunicação.

Falando em tecnologia, o meio digital é extremamente eficaz para a gestão e a divulgação do seu trabalho. Por isso, use e abuse dessas possibilidades. Além disso, ouvir os seus pacientes é um ótimo “termômetro” para saber o que precisa ser melhorado e o que pode ser mantido. Use a tecnologia em todos os âmbitos na sua clínica de procedimentos estéticos e saia na frente da concorrência.

Gostou do nosso artigo? Então, não perca tempo e nos siga nas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.