Pare pra pensar: qual a infinidade de possíveis sintomas, doenças e situações associadas com a saúde que uma pessoa pode apresentar? É difícil imaginar e, mais ainda, tentar organizar. Mas não se preocupe, a CID 10 está aí para ajudar todos os profissionais.

A Classificação Internacional de Doenças, ou CID 10, é uma questão muito importante não só na área da saúde. Qualquer pessoa, em qualquer momento da vida, pode se deparar com esse código, afinal, o uso dele engloba receituários, atestados e até pesquisa.

Sendo assim, as pessoas não precisam, necessariamente, saber classificar ou mesmo entender os aspectos técnicos de cada doença. Mas é importante que todos conheçam o que a classificação representa e qual a utilidade disso. Por isso, acompanhe!

Saiba o que é a CID 10

Como vimos, a CID 10 é uma classificação de doenças e problemas associados à saúde. Ela foi produzida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, periodicamente, é revisada a fim de se manter sempre atualizada com a realidade do cenário.

O principal objetivo é padronizar a linguagem acerca das condições de saúde. Assim, são atribuídos códigos a elas, de modo que, em qualquer lugar do mundo, uma pessoa possa saber do que se trata, apenas consultando o código.

Mas essa classificação não envolve apenas patologias e diagnósticos já fechados. Ela engloba queixas, circunstâncias sociais e qualquer aspecto que fuja do que é considerado habitual.

Veja como é a classificação

A classificação das condições é feita de maneira bem simples. Embora as possibilidades sejam quase infinitas, o sistema é muito bem estruturado. Primeiro, saiba que o código é composto, basicamente, por uma letra e dois números. Essa é a nomenclatura de cada condição, mas pode ser subdivida, depois, de acordo com as especificidades.

Além disso, a classificação divide as doenças em categorias, como:

  • doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas;
  • neoplasias;
  • doenças do sangue e transtornos imunitários;
  • doenças do aparelho cardiovascular;
  • dentre outras.

Tudo isso permite uma padronização e facilita a linguagem entre profissionais da saúde. Complementando, isso vai evitar ambiguidades até mesmo para quem não é da área.

Entenda as mudanças para a CID 11

Como a medicina dá passos largos em seus avanços, é necessário revisar, periodicamente, a classificação. Em 2019, durante a Assembleia Mundial da Saúde, se iniciaram as discussões sobre a CID 11.

Foram, então, estabelecidas as mudanças que seriam feitas na CID 10 e, diante disso, foi definida uma data para que a nova classificação entrasse em vigor. No caso, a partir de 2022 a CID 11 começa a ser implementada.

O grande objetivo, além de reestruturar algumas condições, era preservar características da línguas durante a tradução.

Um exemplo de mudança foi transformar o termo “Transtorno de identidade de gênero” em “Incongruência de gênero”, além de realocar de “Transtornos mentais” para “Saúde sexual”.

Concluímos, então, que a CID 10 tem grande importância não só para profissionais da saúde, mas para a população como um todo. Até mesmo para aspectos burocráticos, a classificação padroniza a linguagem e evita qualquer tipo de dúvida ou ambiguidade. Conduto, é importante também que os profissionais da área estejam atentos às atualizações e mudanças que cada atualização traz.

Gostou do conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão!