A sociedade tem evoluído muito e, com ela, a função das diferentes profissões que servem à comunidade. Saiba mais sobre as mudanças que a modernidade trouxe para o papel do médico.

Exercer a medicina hoje é uma experiência bastante diferente do que era no século passado ou até mesmo na primeira década dos anos 2000. A sociedade vem evoluindo a uma velocidade cada vez maior e é natural que uma profissão tão fundamental para a sua manutenção acompanhe essas transformações. A pergunta que realmente importa dentro desse contexto é: afinal, o que mudou no papel dos médicos? Como é ser médico na modernidade?

Internet

Esse é o primeiro tópico a ser abordado: a internet. É muito comum que, antes mesmo de uma pessoa procurar um médico, já tenha pesquisado na internet todos os seus sintomas e já chegue ao consultório querendo apenas confirmar o diagnóstico. O medico moderno precisa saber lidar com isso, ou seja, ele tem a função de informar e discutir com o paciente.

Não se trata mais apenas de dizer que a pessoa sofre da doença X, é preciso explicar, ainda que de forma básica, como essa doença se manifesta, quais são as possíveis causas, como o medicamento vai agir e quais serão as consequências caso não seja realizado o tratamento. Isso tudo para evitar que o paciente se alarme com informações não tão confiáveis que encontrar na internet, ou que não leve o tratamento a sério porque de acordo com suas pesquisas, a doença não é séria.

Administração

Hoje, a maior parte dos médicos quer atender em seu próprio consultório, para não ficar a mercê dos hospitais. É uma tendência que vem se tornando cada vez mais forte e faz com que o médico venha a se tornar também um administrador do seu estabelecimento.

E já que a sua formação acadêmica não priorizou a formação de um administrador, nada mais inteligente do que contar com a ajuda da tecnologia: os softwares de gestão estão aí justamente para isso. O Doctor View foi programado especificamente para clínicas e consultórios e, entre outras funções, contra com prontuário eletrônico, agenda integrada, recursos de documentação e gestão financeira integrada.

Tecnologia

Nos últimos anos, felizmente, a tecnologia para medicina tem se desenvolvido muito: os exames de diagnóstico estão cada vez mais precisos, por exemplo. Portanto, é muito importante que o médico atual tenha a preocupação de se atualizar, saber sempre o que há de mais moderno no momento e que possa ser empregado em benefício dos seus pacientes. Deve conhecer quais são as opções de exames disponíveis, medicamentos e tratamentos.

Para atender a essa demanda, a formação continuada é a melhor escolha. Isso não significa apenas fazer cursos, mas participar de palestras e congressos.

Respeito às especialidades

A especialização da medicina também está cada vez maior. Antigamente, era comum que um médico cuidasse de diferentes problemas, mas hoje, existem anos de estudos para que um profissional se torne especialista em uma parte do corpo ou um tipo de doença.

Por isso, quando um médico é procurado e percebe que a demanda daquele paciente pode ser melhor atendida por outro especialista, é seu dever cuidar do encaminhamento. Tanto em respeito ao paciente quanto à classe médica.