Como qualquer outra área do mercado, as clínicas também precisam trabalhar a parte de marketing para conseguir clientes fiéis. Saiba como melhorar o marketing da sua e clínica ou consultório neste artigo.

Dentre as diversas áreas que você precisa gestar em sua clínica, existe o marketing. No geral ele visa identificar necessidades dos clientes para melhorar os serviços e produtos oferecidos. Adaptando para a área médica, o marketing visa encontrar as necessidades dos pacientes para melhorar os serviços bem como a confiabilidade da clínica.

Você pode ter a melhor localização, valor de consulta, decoração, ambiente, padrão de atendimento, mas nada disso adianta sem ter boas estratégias de marketing. Ou seja, as pessoas em geral não sabem da excelência do seu trabalho, cabe a você expor as vantagens da sua clínica em detrimento de um concorrente. Os pacientes precisam conhecer o que a clínica oferece, quais as vantagens e diferenciais.

Mas vale lembrar que para a área médica o Conselho Federal de Medicina coloca diversas regras, o que não impede ações de marketing cautelosas. Por isso antes de divulgar é necessário conhecer bem o código de ética. É proibido fazer propagandas sensacionalistas ou algo que confunda o paciente.

O seu paciente deve ser o principal alvo de qualquer ação. Tratar com cortesia, atenção e personalização é a melhor forma para conquistá-los. Por isso busque conhecer ao máximo os clientes e mantenha os cadastros atualizados com tais informações. Assim você poderá mandar uma mensagem no dia do seu aniversário, por exemplo. Tratar com educação e cordialidade é o princípio mais básico, mas que vale ser lembrado.

Com isso além de fidelizar o cliente que já frequenta a clínica é possível adquirir novos pacientes. Isso, pois o marketing boca a boca ainda é um dos mais poderosos. Este recomenda para aquele, que comenta com aquele outro… Criando uma corrente de pessoas que conhecerão a sua clínica. Na área médica a indicação tem muita força, por isso vale a pena investir.

Isso gera crescimento orgânico da clínica, ou seja, sem que precise gastos diretos com as ações de marketing.

Outro fator determinante é oferecer facilidades e diferenciais para os pacientes. Pagamentos facilitados, possibilidades de agendamento online, estacionamento próprio, entre outras ações irão auxiliar a sua clínica a crescer.

Você pode usar o meio digital amplamente para trabalhar o marketing da sua clínica. Primeiramente é possível criar uma identidade visual para ela, que vai além de uma simples logo. É o conceito que embasa os principais pontos que a sua clínica deseja transmitir para o seu público. Nessa marca transmita exatamente o que a clínica realiza, sem cores carregas, ícones exagerados ou infantilismos. Além da placa em frente ao consultório guias, receituários, envelopes e pastas devem carregar o logo. Logicamente que as redes sociais seguem a mesma lógica.

A partir disso você deve investir em um site organizado e com informações pertinentes: informações sobre a clínica, procedimentos realizados, conteúdos interessantes, localização, contato, etc. As redes sociais também são excelentes para o contato com estreito com os pacientes. Os conteúdos compartilhados precisam ser de qualidade e pertinentes com a cultura organizacional da clínica. Essas ações conferem mais credibilidade com o público-alvo.

Por elas, além do compartilhamento de conteúdo, pode-se criar um canal de comunicação eficiente.

Esse canal deve ter um cuidado especial, para que as respostas sejam assertivas e rápidas a fim de não decepcionar o paciente ou prospecto. Além do atendimento online, o presencial é de extrema importância. Além da simpatia das pessoas que fazem o atendimento, médicos e demais funcionários é preciso eficiência no processo. Tente quebrar o estigma que ir a qualquer clínica é algo que faz perder um período inteiro esperando.

Busque atender a todos no horário correto, de acordo com o que marcaram com antecedência. Além disso, ser atencioso com o paciente mostra o real interesse em ajudar e tirar o estigma que médico está constantemente com pressa e não se importa com o paciente.

O espaço de atendimento também conta muito. Limpeza é o principal requisito, não há como fugir disso. Além disso, a decoração harmoniosa, música ambiente, revistas (recentes), aromas sutis, entre outros auxiliam a melhorar o clima de confiabilidade da clínica. Os pacientes concluem que estão aderindo a serviços oferecidos por pessoas organizadas, e comprometida com o bem estar.

Lembra do compartilhamento de conteúdo pertinente? Isso pode ser personalizado em alguns casos. Por exemplo, quando algum medicamento ou tratamento é prescrito, você pode pedir que a pessoa responsável pelo atendimento envie links explicando sobre o medicamento e onde encontrá-lo. O conceito de personalização se amplia com essa atitude bastante simples. A pessoa sentirá que sempre que tiver uma dúvida, terá apoio dos profissionais da clínica.

Não se esqueça da pesquisa de satisfação. Por meio dela você saberá o que precisa melhorar e o que está bom na clínica. Nada de exagerar na quantidade de perguntas, pois assim o paciente não responderá com atenção até o final. Defina os principais pontos e faça perguntas curtas. Podem ser fatores relacionados ao atendimento, limpeza, estética, cumprimento de expectativas, entre outros. Mais uma vez o paciente se sente importante ao ser consultado sobre possíveis melhorias.

Para finalizar, preze pela organização da sua clínica. Com tudo em dia fica mais fácil passar credibilidade aos pacientes. Isso quer dizer que todos os dados devem ser informatizados e armazenados em nuvem para não correr o risco de perdê-los. Prontuários online são muito mais seguros e permitem acesso rápido quando se faz necessário.

Por isso invista em um software inteligente que facilite o processo de armazenamento e gestão de dados. Com informações organizadas é possível gerar relatórios pertinentes nas tomadas de decisão. Você também conhece melhor o seu público por meio dos cadastros atualizados e relatórios automáticos, permitindo ações de marketing mais direcionadas.

A Doctor View oferece um software eficiente e inteligente, especialmente para a sua clínica. Além de prontuários organizados, gestão financeira e relatórios automáticos, o sistema também oferece um recurso fotográfico para realizar as simulações de cirurgias plásticas. O paciente tem uma prévia fiel dos resultados e evita possíveis decepções.

O sistema também oferece recursos de comunicação e relacionamento com os pacientes, fator citado como um dos mais importantes para o marketing da clínica. Conte com a Doctor View para melhorar o marketing da sua clínica.