Salas amplas, frias, cores claras, com luzes brancas e sons de passos. Muitos consultórios médicos correspondem a esta descrição e não são considerados locais muito bons de frequentar. Sabemos que ninguém deseja, de fato, ir ao médico. Mas o ideal é que o espaço passe a ideia de cura e não de doença. Dessa maneira, existem algumas ações que podem tornar o seu consultório mais agradável a partir de simples modificações de ambiente! Acredite, uma mobília diferente ou uma decoração bem-feita podem dar outro efeito ao local.

Dessa forma, separamos quatro dicas para tornar o ambiente do consultório mais agradável:

1. Pense conosco: qual é a principal reclamação das pessoas quando se referem aos consultórios médicos? Normalmente é o tempo de espera. Por isso, busque melhorar esta experiência do seu paciente, a fim de que ele espere menos ou, se isso não for possível, que passe de forma agradável o tempo de espera. Vamos aos exemplos práticos: ofereça uma rede Wi-Fi (que funcione e com a senha evidente em alguma parede do consultório) para que a pessoa possa mandar seus e-mails de trabalho ou simplesmente se entreter em redes sociais.

2. Outra ideia é deixar a televisão ligada em algum canal com conteúdo interessante e diferente para assistir. Nada de novela vespertina, a não ser que seja o desejo das pessoas ali presentes. Prefira canais com conteúdo instigante e que chame a atenção. Você pode oferecer alguma bebida quente, como chá ou café, e biscoitos ou algo do gênero para o paciente se servir à vontade. Parecem coisas pequenas, mas fazem toda a diferença, pois muitas pessoas saem do seu trabalho direto para o consultório e não tem tempo de comer nada antes da consulta.

3. Mude a mobília e renove o ambiente. Sim, coloque objetos diferentes como poltronas que confiram mais cor ao local. Decore as paredes com quadros belos e que combinem com a sua especialidade médica, por exemplo. Se você não tiver muito jeito para a coisa, peça ajuda a designers de interiores que podem mudar o ambiente de forma rápida e econômica. Não, você não precisa deixar o seu consultório parecendo uma galeria de arte ou uma agência de publicidade ultramoderna, mas um pouco de cor sempre faz bem e torna o ambiente mais agradável. Escolha uma paleta de cores bonita e que combine com a área médica para investir na renovação.

4. Cuidado com as luzes! Afinal, diversas pessoas gostam de ler revistas e jornais enquanto aguardam; por isso, a iluminação precisa ser boa. Evite luzes mais fortes ou lâmpadas fluorescentes. Opte pelas lâmpadas de LED que, apesar de mais caras, oferecem ótimo custo-benefício, pois iluminam bem e são duráveis. Outro benefício é que conferem aconchego ao ambiente e é justamente isso que você deseja, para não tornar o ambiente frio!
Com essas dicas, o seu consultório se torna um ambiente muito mais agradável e fará com que mais pacientes retornem ao local. Além disso, essas pessoas indicarão para outras, e outras, e outras, criando uma propaganda espontânea muito positiva.