Se você é médico, administrador de clínicas ou um profissional da área da saúde e começou a leitura desse artigo, é bem provável que esteja procurando saídas ou alternativas para potencializar seu atendimento. E você faz muito bem.
Veja algumas dicas do nosso parceiro Wesley Zapff:
Percebo que mesmo diante da baixa qualificação da mão de obra no país, sendo este um problema social crônico, nós, como gestores e empreendedores, precisamos tomar algumas atitudes para criar o verdadeiro diferencial que desejamos.
Existem alguns pontos essenciais quando falamos de atendimento.
Pessoas certas no lugar certo!
Muitas vezes uma pessoa é contratada por ser indicação de alguém. Acredite, na maioria dos casos é assim. E aqui está um erro grave.
Já ouviu aquela história de que o barato sai caro? Sim… com certeza.
Poucas áreas são tão sensíveis a qualidade no atendimento quanto a área da saúde.
Sempre que um profissional precisar ser contratado é vital avaliar antes quais as características que a vaga em questão necessita. Após essa fase verificamos se o profissional tem as características que a vaga pede.
É simples.
Basicamente temos quatro tipos de personalidade ou características pessoais:
- Pessoas orientadas para criação e empreendedorismo – Marketing ou Vendas
- Pessoas orientadas para detalhe e organização – Administrativo / financeiro / Qualidade
- Pessoas orientadas para pessoas e relacionamentos – Atendimento / Vendas
- Pessoas orientadas para ação e resultados – Vendas / Gestão.
Você conseguirá uma base sólida para a formação de sua equipe quando fizer esse mapeamento de perfil de cada colaborador. Esses testes são chamados de assessments. Existem muitos no mercado. O MBTI, DISC, Estilo de comunicação, eneagrama, âncora de carreira, entre outros.
E aqui está um segredo que irei compartilhar com vocês:
“Em muitos casos é possível trocar profissionais de setor dentro da mesma clínica e melhorar significativamente a qualidade no atendimento após analisar qual o perfil do profissional.”
Basicamente um atendimento diferenciado é alicerçado nas características e necessidades pessoais dos atendentes. Em outras palavras, você precisa de pessoas que realmente se importem com as pessoas. Atender bem não é apenas uma opção para profissionais orientados para relacionamentos, atender bem é absolutamente necessário para eles.
Você pode descobrir essas características com testes de perfis simples.
Tenha coragem de mudar
Outro ponto relevante é ter a coragem de mudar caso não tenha alcançado o que deseja.
De repente uma pessoa se sentirá mais produtiva dentro de uma área mais alinhada aos seus pontos fortes na mesma clínica.
Posso garantir que valerá muito a pena.
Aliás, com a concorrência tão grande e com a similaridade de produtos e serviços, a excelência no atendimento não é mais opcional. É o detalhe que fidelizará seus clientes.
Salário não é tudo
Gostaria de deixar uma outra dica: para manter pessoas motivadas na equipe apenas um bom salário não é o bastante. Você precisa criar alternativas para que essa profissional continue em desenvolvimento técnico.
Quando a imagem do desenvolvimento pessoal e profissional é associada a clínica, sua probabilidade de manter sua equipe e melhorar amplamente seu atendimento é realmente muito grande.
Dê o exemplo e passe adiante seus valores
O atendimento de coração é baseado em valores pessoais e começa de cima para baixo.
Ou seja: você precisará dar o exemplo.
Os valores são os norteadores dos comportamentos humanos.
Se você tiver como valor o comprometimento, a segurança, a lealdade e não contratar pessoas que tenham valores alinhados aos seus, é bem provável que fique constantemente desconfortável e, pior, seus clientes perceberão isso.
Se desejar saber mais, entre em contato conosco.
Teremos grande prazer em contribuir com seu sucesso e o da sua equipe.
Um grande abraço.
Weslley Zapff – Mentor Profissional e Consultor Médico
@weslleyzapffoficial
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