Quem não mede, não sabe. Um pouco vago esse conceito, certo? Porém, resume bem o que vamos conversar agora. Em qualquer negócio, é fundamental acompanhar as métricas, sendo um dos exemplos disso os indicadores de marketing.

Claro, existe uma série de análises que podem ser feitas para mostrar como tem sido o desenvolvimento do local. Em uma clínica médica, por exemplo, o número de pacientes fidelizados pode ser um dos indicadores.

Contudo, a análise não deve excluir o marketing. Isso porque muitas clínicas o implementam de maneira equivocada. E, cá entre nós… um marketing bem feito pode ser muito lucrativo para o negócio!

Entenda a importância do marketing para clínicas

Antes de falarmos sobre os indicadores em si, é importante ficar claro que o marketing é uma estratégia essencial para quem quer alcançar o sucesso. Afinal, como sua clínica vai apresentar destaque diante das demais?

Marcar presença digital e atingir os potenciais pacientes são funções básicas para o dia a dia de uma clínica. Exercer a medicina, na atualidade, vai além de ser um bom profissional capaz de fidelizar pacientes. Envolve, ainda, todo o processo de estar presente.

Estar presente onde? Na vida dos pacientes. E, mais que isso: fazer a diferença nelas. Para isso, não precisa de feitos heroicos. Um simples conteúdo pode ser suficiente para sanar uma dúvida e, quem sabe, fidelizar um paciente.

Diante de tamanha importância, o marketing virou coisa séria. É sério, mas não é tão misterioso. Com alguns conceitos básicos, você consegue colocar em prática e avaliar os resultados disso. Como avaliar? É aí que os indicadores entram.

Conheça os principais indicadores de marketing

Novamente, quem não mede, não sabe. É por isso que os indicadores se mostram tão necessários! São eles que vão mostrar a efetividade das estratégias de marketing implementadas. Então, conheça alguns parâmetros essenciais para medir!

Leads

Para início de conversa, entenda que um like em uma publicação diz muito pouco sobre marketing. O que realmente importa para análise são os chamados leads. São eles as verdadeiras oportunidades de negócio.

Vamos supor que uma publicação da sua clínica obtenha 900 likes. Porém, apenas 20% desse total acessou o site para conhecer as soluções. Os leads são justamente essa parcela que demonstrou interesse no produto.

Tráfego

Já o tráfego está mais associado com o caminho do lead na aquisição de um serviço. Primeiro, ele entra no site. Na sequência, confere as soluções. Se mantiver interesse, quem sabe não agenda uma consulta?

Pois bem, de maneira bem simplificada é isso que o tráfego representa. É importante analisar isso para detectar se existe algum momento específico que há maior perda do seguimento do lead.

Taxa de conversão

Aproveitando que o assunto são as interações do usuário, a taxa de conversão não poderia ficar de fora. Ela avalia as ações que o paciente realizou no site, blog ou perfil da clínica. Detalhe: isso vai além de contabilizar likes!

Afinal, se um paciente curtir e compartilhar uma promoção sua, o efeito vai ser bem melhor que apenas deixar o like. Então, use e abuse de estratégias do tipo, como incentivar assinatura da newsletter ou realizar o cadastro do e-mail.

CAC

Você já contabilizou quanto custa atrair novos pacientes? É isso que o Custo de Aquisição de Clientes nos mostra. Afinal, sai mais barato atrair ou fidelizar? É uma pergunta difícil de responder, afinal, ambos são muito importantes.

Porém, é necessário quantificar este custo, ou seja, avaliar as despesas de divulgação e quantos pacientes entraram em contato. Em outras palavras, o cálculo é basicamente esse: dividir os custos pelo número de pacientes atraídos.

ROI

Por fim, um indicador muito comum e muito utilizado: o ROI, ou Retorno Sobre Investimento. Ele é muito relevante pois consegue indicar se a clínica está obtendo lucro ou prejuízo diante dos investimentos feitos.

Assim, ele faz uma relação entre o valor investido em determinado período e qual a receita gerada na faixa de tempo. Em suma, basta fazer o cálculo: (valor arrecadado – investimento)/investimento.

Conheça as vantagens de acompanhar indicadores

Agora que você conhece os indicadores, vamos entender a importância de fazer esse acompanhamento!

Identificar potenciais mudanças

A partir do momento que você mede aquilo que está sendo feito, você sabe quais os resultados das ações. Neste momento, vai ficar claro que o deu certo e o que deu errado. E existe conduta para ambos os casos!

Para o que está dando certo, você pode avaliar medidas para potencializar ainda mais os resultados. Já para o que está dando errado, é hora de revisão e mudança!

Otimizar estratégias

A partir da identificação de mudanças, chegou o momento de otimizar as estratégias de marketing. Para isso, é muito importante identificar aquilo que está fazendo dar certo e tentar melhorar ainda mais os resultados.

Lembre-se de que as ações não recaem apenas no que precisa ser melhorado, mas também naquilo que tem potencial de um sucesso ainda maior.

Melhorar a experiência do paciente

Não se engane, avaliar os indicadores de marketing também melhoram a experiência do paciente. Afinal, tudo será sobre o usuário, certo? É buscar entregar da melhor forma o melhor conteúdo para ele.

O que vem depois disso, é apenas uma consequência de uma boa estratégia. Mais consultas, mais fidelização, mais educação em saúde… experiência do paciente garantida por meio da análise de indicadores.

Reduzir custos

Claro, os impactos financeiros são inevitáveis. Imagine só investir um valor elevado em algo que não surte resultado? Se você não perceber isso, cada vez mais e mais você terá seu dinheiro desperdiçado.

Por isso, avalie os parâmetros constantemente e adote medidas para melhorá-los a cada dia. Além de não perder dinheiro, você ganhar lucratividade com novos pacientes.

Concluímos, enfim, que os indicadores de marketing vão muito além de simples curtidas em um post. Eles realmente mostram o engajamento dos pacientes com sua clínica e como está sendo o investimento. Seria um erro muito grande andar às cegas, sem uma meta ou uma análise do que está sendo feito. Por isso, não deixe de lado nossas dicas e implemente o quanto antes em seu negócio!

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e não perca nenhuma dica para o sucesso da sua clínica!