Decidiu abrir o seu próprio consultório médico, mas não sabe nem por onde começar? Fique tranquilo! Nesse artigo, esclarecemos quais são os primeiros passos para começar um negócio como esse.
Seja logo depois de concluir a formação acadêmica ou após alguns anos de experiência profissional, muitos médicos resolvem abrir o seu próprio consultório. É uma forma de garantir mais liberdade na maneira de trabalhar e autonomia para construir a própria carreira. No entanto, esse é um passo importante e que naturalmente traz muitas dúvidas. Leia a seguir algumas dicas sobre como montar um consultório médico e tornar essa experiência algo mais tranquilo e agradável.
Primeiramente, cabe ressaltar que trabalhar em um consultório próprio é uma grande tendência, visto que a prática já é adotada por mais de 60% dos médicos brasileiros, de acordo com um levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM). Se você tem interesse em fazer parte dessa estatística, o primeiro passo é escolher um local que seja viável para a instalação do seu consultório. Leve em consideração alguns pontos principais: a região do imóvel é de fácil acesso para, pelo menos, a maior parte dos bairros da cidade? Tem estacionamento para os pacientes? O acesso é simples para quem precisar usar o transporte público?
Em relação ao tamanho do imóvel, basta que comporte a sala de atendimento, uma sala de espera confortável e banheiros. Se a sua intenção é realizar algum tipo de exame no consultório, deve se lembrar disso ao procurar o local, porque precisará ter esse espaço a mais. Portanto, antes de comprar ou alugar um imóvel, é bom ter em mente tudo o que você pretende ofertar aos seus futuros pacientes.
Outra coisa importante para abrir um consultório é planejar um sistema de gestão que seja eficiente. Você provavelmente não terá uma equipe para administrar o seu empreendimento, mas mesmo assim terá que cuidar de detalhes como fluxo de caixa, pagamento de tributos, faturamento, despesas e outros. Para isso, um software de gestão integrada específico para consultórios, como o Doctor View já resolve essa demanda, sendo a ferramenta mais moderna e eficaz do mercado atual.
Também é fundamental definir previamente o público que você pretende atender, pois isso vai orientar desde as estratégias de divulgação até a tabela de valores. Para chegar a esse recorte, faça algumas perguntas, como por exemplo: irei realizar atendimentos apenas particulares ou convênios também? Se você já tem uma especialidade, uma pesquisa sobre as pessoas que mais necessitam dela também será útil.
Antes de sair fechando negócio, faça um cálculo de todos os custos envolvidos. Valor das parcelas do financiamento do imóvel ou locação; por quanto vai sair à montagem (mobília e equipamentos); estimativa dos custos de manutenção e todos os outros. A partir daí, com base no valor das consultas, você saberá qual a média de atendimentos diários ideais e o tempo aproximado que vai levar até começar a obter lucros.
Depois de observar todas essas etapas, invista na divulgação. A internet é uma excelente ferramenta para isso, pois com um valor baixo é possível atingir praticamente todos os públicos. Não deixe de criar perfis nas redes sociais e planejar estratégias de comunicação eficientes com base nos pacientes que deseja atingir.