A tecnologia tem revolucionado todos os setores da sociedade atual, incluindo os de saúde. Nos consultórios e clínicas médicas, a informatização é capaz de otimizar diversas funções do cotidiano, melhorando o atendimento aos pacientes. Veja a seguir alguns exemplos de como isso pode acontecer na prática.
Prontuário eletrônico
Esse é um dos recursos mais claros quando se fala em tecnologia a serviço da otimização da saúde. Há tempos atrás, era necessário preencher manualmente a ficha com informações do paciente, receitas de medicamentos, atestados e outras informações. Depois, todos esses documentos eram colocados em pastas que ficavam dispostas em imensos arquivos de metal.
Hoje em dia o paciente possui sua pasta virtual no sistema do consultório, onde são colocados todos os seus dados. Além de não ocupar espaço físico, é muito mais fácil e rápido localizar o prontuário quando é eletrônico, agilizando todo o atendimento.
Aplicativos de mensagens
Atualmente, é bastante comum disponibilizar um número de celular para o paciente entrar em contato, especialmente via aplicativos de mensagens instantâneas como o whatsapp, por exemplo. Assim, se a pessoa possuir alguma dúvida em relação às orientações que foram passadas no consultório, não será necessário ligar e o médico também não precisará interromper uma consulta para atender a demandas como essa. A mensagem pode ser respondida assim que possível e de maneira bem dinâmica entre uma consulta e outra.
Divulgação na internet
Consultórios e clínicas modernas podem ter seus websites ou perfis nas redes sociais para divulgar o trabalho, quais são as especialidades médicas e exames oferecidos, convênios atendidos e contato. Além disso, a internet também pode exercer um papel ainda mais nobre se ela for usada para alertar as pessoas a respeito de doenças, seus sintomas, causas e como evitar.
Softwares de gestão
Normalmente consultórios não contam com uma grande equipe para cuidar da administração e, no entanto, ele ainda é uma empresa em certos aspectos (tem receita, despesas, recolhe impostos, fluxo de caixa). Por outro lado, também possuem uma grande quantidade de informações referentes ao histórico do paciente, exames realizados e outros.
Como gerir tudo isso de maneira harmoniosa? Os softwares de gestão integrada desenvolvidos especialmente para esse setor garantem isso. Com esses programas, uma única pessoa consegue ter acesso a todas as movimentações do consultório (sejam elas relativas aos pacientes, contabilidade ou quaisquer outras), visualizá-las e controlá-las.
Agilidade em emergências
Nos casos de pacientes internados em hospitais, quando acontece qualquer emergência, não é mais necessário que o médico vá até o consultório onde estejam as informações sobre ele, pois existem aplicativos que armazenam esses dados na nuvem. Ou seja, o profissional pode acessar tudo do seu smartphone. É mais uma possibilidade para agilizar o atendimento, além de melhorar a produtividade do trabalho do médico, onde às vezes poucos minutos são decisivos para salvar uma vida.