O seu consultório é um negócio e precisa de uma gestão de qualidade! Por isso, fique atento a alguns sinais que indicam que é necessário realizar a melhoria desta área para, de fato, crescer e superar a concorrência. Além disso, com uma boa gestão você gasta menos tempo “apagando incêndios” e mais atendendo os seus pacientes com personalização e maestria.

Nem sempre identificar os problemas é tarefa fácil. É preciso diagnosticar, mapear e analisar, a fim de descobrir focos de possíveis problemas. Por isso, além de médico, você precisa ser empresário, a fim de não deixar o consultório na mão de outras pessoas que não terão o mesmo cuidado que você possui.

Deste modo, separamos cinco sinais de que a sua clínica precisa melhorar a gestão:

  1. Baixa de pacientes: o consultório enfrenta uma queda de paciente, até mesmo daqueles mais fiéis. Isso é um problema e um dos sinais de necessidade de modificação na gestão. Talvez o atendimento não tenha sido o melhor possível e tenha deixado a desejar. Saiba que, quando isso ocorre, as pessoas não retornam e buscam outro local para serem atendidas rapidamente.
  2. Fluxo de caixa desatualizado: se as contas estão desatualizadas e mal organizadas, sinal vermelho! Qualquer negócio preciso do fluxo de caixa organizado, com todas as transações, desde o pagamento de um grande fornecedor até a compra de uma caixa de clipes na papelaria na esquina. Além disso, um erro é misturar contas pessoais com as do consultório. Por isso, mantenha a área financeira devidamente organizada.
  3. Equipe desmotivada: a equipe trabalha em modo automático, sem proatividade e sem apresentar resultados significativos. Isso é um grande problema, pois reflete em um atendimento mal feito. Por isso, capacite os profissionais que estão com você, os motive a melhorar, bater metas e alcançar os mesmo objetivos que você. Faz toda a diferença ter uma equipe engajada em detrimento de outra desanimada.
  4. Comunicação ineficaz: as ações de comunicação e marketing não têm mais o retorno esperado. Por isso, fuja de campanhas off-line e aposte no digital. Além de ser mais barata, ela é mensurável e direcionável. É possível realizar a campanha especificamente para o seu público-alvo e se gasta somente o que se usa. Em mídias off-line se gasta muito mais dinheiro e não se sabe quem foi atingido, tampouco qual o retorno.
  5. O consultório está sem perspectivas: você não tem metas claras a médio e longo prazo. Deste modo, o consultório fica sem perspectiva de crescimento, e apenas vive um dia de cada vez. Isso pode desgastar o negócio, e você não quer isso. Por isso, planeje, trace metas, faça planos de ação e invista em pessoal, tecnologia e melhorias. Tais ações fazem toda a diferença e trarão ânimo para você e para a sua equipe, a fim de que cresçam juntos.

Se você encontrou em seu consultório alguma dessas características, está na hora de melhorar a gestão. Você pode adquirir um software de gestão de clínicas, pode melhorar o seu pessoal, capacitar e, também, modificar a sua postura perante o mercado.