Já sabemos que tecnologia e saúde é uma combinação de sucesso. É possível otimizar as mais diversas esferas da assistência com o auxílio dos avanços. Porém, tudo isso deve ser feito de maneira bem segura. É aí que os antivírus entram!

O uso de um software facilita muito o manejo de dados. Isso inclui informações sobre pacientes, fornecedores e o próprio estabelecimento de saúde. Sem dúvidas, os benefícios superam os malefícios, mas com segurança não se brinca.

Imagine só: qual a dimensão do transtorno que um vazamento de dados pode causar? Isso é, sobretudo, uma violação da LGPD. Por isso, continue a leitura e entenda a importância do antivírus!

Veja os principais riscos virtuais

Em dispositivos de uso pessoal, seja um celular, seja um computador, eventualmente pode haver um problema com invasão de hackers. Afinal, quem nunca viu um perfil de redes sociais ser hackeado?

Pois bem, isso não é algo que pode acontecer com os softwares de gestão. Isso porque envolve dados muito importantes, que vão desde aspectos administrativos até o cuidado com a saúde do paciente.

Infelizmente, todos estamos sujeitos a sofrer algum tipo de ataque cibernético. Sabendo disso, é preciso criar barreiras contra possíveis invasões, sendo que o antivírus figura como uma das opções mais efetivas para tal.

Saiba a importância de um bom antivírus

Bem, o principal objetivo de um antivírus é simples: detectar possíveis ameaças e removê-las do caminho. Assim, vai ser uma grande barreira para prevenir ataques virtuais. Além do mais, vai garantir a proteção dos dados armazenados naquele sistema.

Mas será que apenas ataques virtuais oferecem risco? De jeito nenhum! Alguns dispositivos de armazenamento, como HD externo ou pendrive, podem estar infectados com algum tipo de malware. Mais uma vez, um bom antivírus é capaz de proteger do perigo.

Outra nuance importante é o controle de acesso aos dados. Claro, um bom sistema de gerenciamento não vai deixar de lado a realização de logins. Porém, pecar pelo excesso nunca é demais e, claro, um antivírus pode reforçar o controle de acesso aos dados.

Entenda por que investir em segurança virtual

Aposto que você já pode indicar a principal vantagem de investir em segurança virtual: proteger dados. No aspecto prático de tudo, sem dúvidas um antivírus é capaz de evitar uma série de transtornos para o estabelecimento de saúde.

Contudo, os benefícios vão bem além! O antivírus permite, ainda, que a clínica cumpra bem as normas da LGPD, afinal, qualquer vazamento de dados pode resultar em penalidades severas.

Na hora de investir, não se esqueça do principal: o próprio investimento. Não busque pelo mais barato ou mesmo pelo gratuito. Avalie versões completas, que ofereçam bons pacotes de serviço para o seu segmento de atuação.

Apenas sistemas de antivírus de qualidade conseguem lidar bem com grandes volumes de dados — e é exatamente isso que a área da saúde precisa. Mesmo contratando um serviço, você precisa se atentar com medidas importantes. Não faça download de programas suspeitos e tenha muito cuidado com o que chega pela caixa de entrada. Cada clique pode acabar custando muito caro depois, sobretudo em termos de tranquilidade e segurança. No mais, busque por um antivírus!

Gostou do conteúdo? Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas dicas!