Sabemos o quanto um médico deve estudar para se manter atualizado com tantos avanços que a medicina vem sofrendo. Além disso, muitos médicos são donos da sua própria clínica, se tornando então empreendedores. A tarefa não é simples, por isso listamos os principais erros que você deve evitar para ter sucesso na gestão do seu negócio.
Tem sido cada vez mais comum encontrar médicos exercendo também o papel de empreendedores, à medida que administram os seus próprios consultórios ou clínicas particulares. Naturalmente, esse profissional é capacitado para o exercício da medicina, portanto, é comum que tenha algumas dificuldades com o aspecto administrativo.
Abaixo, separamos os maiores erros que podem ser cometidos na gestão de um consultório. Para os profissionais da área, é importante ficar bastante atento para evitar cometê-los.
1. Não separar as contas do consultório
São muitos os médicos que lidam com as contas do consultório junto com as suas contas particulares, o que é uma grande falha. Ao misturar as duas coisas, é muito mais difícil visualizar qual está sendo a margem de lucro do empreendimento, onde está sendo gasto mais dinheiro, em que é possível economizar. Muitos acabam desequilibrando seriamente as suas finanças por fazer essa simples confusão.
Não se esqueça: olhe para o seu consultório como se fosse uma empresa, portanto, mantenha as contas separadas.
2. Dispensar o trabalho de uma secretária
Há quem acredite que manter uma secretária no consultório é uma despesa muito grande e que pode fazer o papel dela enquanto atende os pacientes. Isso não é verdade. A secretária vai cuidar do gerenciamento, marcar e desmarcar consultas e exames, pode preencher as fichas com informações preliminares dos pacientes, ficar atenta ao telefone e inúmeras outras atividades que exigem atenção.
Atender os pacientes e realizar todas essas tarefas ao mesmo tempo é praticamente uma certeza de que falhas vão ocorrer, podendo comprometer a imagem do consultório e do médico. Por isso, evite abrir o seu próprio espaço de atendimento sem ter uma secretária trabalhando ao seu lado.
3. Falta de otimização
Ter sistemas separados para controlar a agenda, os prontuários, as contas e todos os outros dados é algo desnecessário nos dias de hoje e que serve apenas para deixar a rotina mais lenta. Conheça o Doctor View, um software integrado para a gestão de consultórios, que reúne todas as informações em um único programa, facilitando muito a sua administração. Com ele, o cotidiano do consultório fica mais dinâmico e perde-se menos tempo em cada atividade.
4. Não investir em marketing e divulgação
Nunca é demais ressaltar que o consultório precisa ser visto a partir de uma perspectiva empreendedora, caso contrário, alcançar o sucesso torna-se muito mais difícil. Por isso, é fundamental investir em divulgação, principalmente considerando que a internet possibilita isso com custos muito baixos. Se houver a possibilidade de planejar e executar campanhas de marketing mais elaboradas, também serão muito bem-vindas.
5. Não se preocupar com a gestão financeira
O foco do médico é atender os pacientes para melhorar a sua saúde e qualidade de vida, o que deve ser mantido. Mas quando a gestão financeira não é levada em conta, problemas graves podem acontecer, exigindo até o fechamento do estabelecimento. É muito importante, por exemplo, cuidar do fluxo de caixa semanalmente, além de separar as contas conforme foi mencionado no primeiro item. Se necessário, solicite os serviços de um contador.