Quando pensamos em montar uma clínica ou mesmo após alguns anos com nosso próprio local de trabalho em funcionamento, diversas dúvidas surgem no caminho. Neste artigo elencamos as 10 das principais perguntas que recebemos dos nossos clientes.

Quais os principais pontos, em uma pesquisa de mercado, que o médico deve se atentar quando pretende abrir o próprio consultório ou clínica?

O primeiro ponto que o médico deve levar em consideração é o tipo de serviço que ele quer oferecer e o seu público alvo. Definidos esses pontos ele pode pensar a respeito da localização e do tamanho do negócio.
Ainda com relação a esses pontos o médico deve buscar entender se a região escolhida suporta o tipo de serviço e principalmente os preços que pretende praticar.

A análise criteriosa da concorrência também é muito importante.

Se você acha que tem a ideia de um grande negócio e ninguém ainda o fez, desconfie, pesquise e estude o máximo possível para não frustar expectativas.

Qual a faixa inicial (R$) ele deve investir para consultório, e para clínica (que geralmente oferece mais serviços, como exames)?

A faixa inicial do investimento varia muito pelo tipo de negócio, tamanho da clínica, estado do imóvel, quantidade de equipamentos que ele irá trabalhar, enfim, são muitas variáveis. O que vemos no mercado é que uma clínica pronta custa em média de R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00 o m2 construido e decorado, sem contar os equipamentos médicos que variam muito dependendo da especialidade.

Depois de aberta e em funcionamento, quais os outros procedimentos que ele deve se atentar constantemente para a saúde administrativa e financeira do consultório e/ou clínica?

Controles financeiros são fundamentais e devem ser, no caso de uma clínica médica o mais simples possíveis. Médicos geralmente não gostam de números e se os controles são muito elaborados eles tem a tendência a desistir de realizar seus controles.
Os processos básicos de uma clínica médica são 4:
Processo de compras;
Fechamento diário de caixa;
Fluxo de Caixa e
Controle de Metas de Faturamento.

O médico que empreende, sozinho ou com sócios: quanto costuma lucrar, em média, no início?

O prazo médio de break even de uma clínica média é de 11 a 18 meses ou seja, o momento que a clínica começa a se pagar sozinha e não depende mais de investimento dos sócios.
O tempo médio de pay back ou seja, a devolução do montante investido é de 36 a 42 meses e por fim a taxa de retorno média de uma clínica médica é de 25%.
Com a clínica em pleno funcionamento o médico deve buscar uma média de lucro líquido em cada procedimento de pelo menos 30 a 35%.

Quais os aspectos essenciais que o médico deve considerar em relação aos colaboradores e fornecedores que trabalharão com ele no novo espaço?

O mais importante é o médico saber exatamente o que ele espera do colaborador e deixar sempre muito claro isso não apenas no verbal, mas principalmente documentando tudo, O funcionário deve saber exatamente o por que está sendo contratado, quais são as expectativas com relação ao seu trabalho, qual o resultado esperado pela empresa e isso deve ser explicito e reforçado de forma clara e direta sempre.

Os profissionais que ele não pode deixar de contratar ou ter parcerias são: médicos, enfermeiros, secretários, profissional de rh e contador? Tem mais algum (s) essencial?

Considero que um bom administrador em alguns casos também é fundamental Vale a pena investir em um bom profissional dessa área pois como dito previamente os médicos geralmente não tem um olhar aprofundado para a gestão da clínica.

Além do prejuízo, falta de planejamento pode trazer quais problemas que impeçam a abertura e/ou sustentabilidade de um consultório e/ou clínica própria?

Entendo que a frustração de dedicar anos a uma atividade e não colher os frutos da mesma é algo que deve ser levado em consideração. O planejamento de uma clínica é fundamental e deve ser rico em detalhes, embora seja uma atividade relativamente simples. O médico deve ter metas e objetivos definidos e trabalhar sempre para alcançar esses objetivos, mas com controles claros e que devem ser observados diariamente.

Tem algum dado/pesquisa que informe sobre a taxa de médicos brasileiros que vem empreendendo dessa forma, abrindo consultório ou/e clínica?

Empreender em algumas especialidades é questão de sobrevivência. O médico simplesmente não evolui se não tomar a iniciativa de abrir o seu próprio negócio. Muitos médicos tem esse desejo mas acabam ficando em uma zona de conforto e não partem para a ação, embora tenham no papel excelentes ideias.
O mais importante é que o médico faça um planejamento de carreira. Hoje vemos vários profissionais que se dedicam a essa atividade e sempre indicamos que o médico procure um coach para direcionar as suas ambições e entender se tem o perfil empreendedor que o mercado exige.

Existem muitas dúvidas dos médicos que desejam realizar mudança profissional – de trabalhador em hospital/laboratório para trabalhar no próprio negócio (consultório/clínica)? Quais as principais?

Devido a alta carga de informação na graduação e na residência os médicos não tem contato com informações básicas de administração de empresas e por isso os médicos tem dúvidas em todas as áreas da gestão.
Cada área da gestão tem as suas dúvidas, Financeiro, Tributário, Trabalhista, Marketing e Recursos humanos. O importante nesse momento é que o médico se cerque de bons profissionais para orientá-lo da melhor maneira possível, otimizando assim seus resultados e minimizando seus riscos.

Quais os principais aspectos que ele deve considerar no planejamento inicial?

Além do que foi dito anteriormente sobre o o foco do negócio, localização e público alvo o médico deve fazer um estudo minucioso das possíveis despesas e receitas da clínica, projeção do quanto ira custar esse negócio. Com relação ao recursos humanos deve dimensionar a quantidade funcionários, realizar processos seletivos profissionais, com embasamento e definir cargos e funções para que todos os colaboradores saibam exatamente o por que e para que foram contratados. Por fim, no que tange o marketing o médico deve estabelecer a sua identidade, seus valores, sua missão e qual a sua visão para o seu negócio. Além disso deve implementar rotinas de marketing de relacionamento e dedicar um bom tempo ao seu planejamento de marketing digital, que hoje é a principal fonte de captação de pacientes para uma clínica/consultório médico.