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Vantagens de um software para clínicas e consultórios médicos

A tecnologia não está apenas avançando, mas invadindo cada vez mais o cotidiano das pessoas, tornando as atividades mais fáceis e práticas. Quando é bem utilizada, pode fazer uma grande diferença, inclusive quando se trata do sucesso empresarial, prova disso é a popularização de softwares de gestão integrada, que prometem fazer da administração de um empreendimento uma atividade que ocupe menos tempo e seja mais eficiente.

Mas, para quem trabalha no setor de saúde, com uma clínica ou consultório médico, a melhor estratégia é apostar em um software que seja específico para esse segmento, porque com certeza ele terá, além das funções básicas, outras que ajudem na fidelização de pacientes. Clique aqui e saiba mais sobre fidelização de pacientes.

A seguir, reunimos as principais vantagens existentes em um software de gestão para clínicas e consultórios. Vale à pena avaliar cada aspecto para perceber como realmente se trata de um bom investimento, e não de uma despesa a mais como muitos médicos ainda acreditam.

Otimização da gestão financeira

O objetivo de um médico costuma ser muito nobre: ajudar as pessoas a manterem sua saúde e qualidade de vida, isso não se discute. No entanto, manter um consultório médico exige dinheiro para arcar com todas as despesas inerentes ao estabelecimento e, é claro, uma margem de lucratividade para que o profissional possa viver bem do seu trabalho.

Muito mais barato do que contratar alguém para fazer a gestão financeira da clínica é apostar em um software que já venha com essa funcionalidade. Com ele, você consegue lançar rapidamente a receita, os gastos com compra de materiais, salários dos funcionários, contas de luz/água/telefone e outras despesas. É possível visualizar onde está indo mais dinheiro, no que é possível economizar para manter sempre um equilíbrio nas contas.

Com isso, o médico que é responsável pelo consultório, poderá ter total controle sobre as movimentações financeiras e não terá surpresas desagradáveis ao final do mês. Aliás, tocando nesse assunto, vale a pena saber mais sobre a importância de manter o controle financeiro, especialmente em tempos de crise. Clique aqui e saiba mais sobre fidelização de pacientes.

Agendamento das consultas

Imagine a seguinte cena: um paciente em potencial liga para o consultório a fim de agendar uma consulta. A secretária atende e começa a folhear a sua agenda de papel em busca de um dia e horário disponíveis de acordo com a necessidade daquela pessoa. Se você é um bom médico, provavelmente a sua agenda estará com muitas consultas marcadas, o que dificulta a visualização dos espaços disponíveis. A secretária pode passar vários minutos tentando encontrar um horário, o que vai irritar a pessoa que espera do outro lado da linha. Isso pode ser motivo até para perder um paciente!

Um bom software de gestão para consultórios irá oferecer uma agenda online, em que a busca por um horário vago depende apenas de alguns cliques. Em poucos segundos a consulta será marcada e o paciente certamente vai se surpreender de maneira positiva com essa agilidade.

Leia mais sobre como essa tecnologia pode fazer com que a sua agenda se torne mais produtiva e eficiente aqui.

Prontuário eletrônico

Outra tarefa que toma tempo nos consultórios médicos que ainda não foram informatizados é a procura pelo prontuário do paciente: um documento muito importante, afinal, ali estão todos os dados que o médico precisa conhecer. Localizar os prontuários naqueles arquivos enormes e cheios de gavetas não vai mais ser um problema, pois com um software de gestão, os prontuários serão eletrônicos.

Assim como no agendamento de consultas, serão suficientes poucos cliques para o médico ter em mãos o prontuário e pode até acessar em seu smartphone se houver necessidade devido alguma emergência. Além disso, você poderá dispensar os arquivos físicos, liberando um bom espaço no consultório que poderá ser aproveitado com outra peça ou apenas facilitar a circulação de pessoas.

Controle de estoque

Embora a função maior de uma clínica ou consultório médico não seja exatamente vender produtos, sempre existe um estoque para ser administrado. Na maior parte das vezes, esse estoque é composto por materiais de escritório, blocos de fichas diferentes de cada convênio, bloco de receituário e atestado, amostras de medicamentos e outros componentes similares. O software de gestão também será útil para controlar o que entra e o que sai de estoque, assim, quando um material estiver prestes a acabar, imediatamente isso será visualizado, para que seja adquirida uma nova quantia antes que venha a fazer falta para os pacientes.

Muitas vezes, a importância do controle de estoque em clínicas e consultórios é negligenciada. Não deixe de ler mais detalhes a respeito desse assunto clicando aqui.

Evitar faltas e atrasos

Quando um paciente falta a uma consulta ou se atrasa (muitas vezes por confundir o horário), toda a agenda que vem depois dele acaba sendo prejudicada. Por isso, o software de gestão tem uma função muito importante, apesar de simples: envio de lembretes para o paciente não se esquecer do dia e horário marcado. Ele pode receber esse recado no celular, por exemplo, e se acabar se lembrando de que não poderá comparecer, já pode desmarcar na mesma hora.

Economia

Um software de gestão tem um custo? Certamente sim, no entanto, o retorno vem logo na sequência, com o aumento da produtividade, maior agilidade nos procedimentos, maior controle financeiro, menor desperdício no estoque e outros detalhes que, quando são somados, acabam representando uma grande economia para o seu consultório.

Documentação fotográfica

O software de gestão para consultório Doctor View conta com uma função avançada que permite a documentação do procedimento ao qual o paciente é submetido por meio de fotos. Isso ajuda a acompanhar o desempenho e até avaliar o “antes e depois”, para que tanto o médico quanto o paciente percebam que o trabalho foi bem realizado.

Conheça o Doctor View e descubra como a tecnologia pode se tornar uma aliada em seu consultório médico. Um recurso como esse faz toda a diferença para fidelizar seus pacientes e, é claro, facilitar todas as suas atividades. Saiba mais sobre como a tecnologia otimiza o cotidiano em um consultório nesse artigo.

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