Se você é médico, administrador de clínicas ou um profissional da área da saúde e começou a leitura desse artigo, é bem provável que esteja procurando saídas ou alternativas para potencializar seu atendimento. E você faz muito bem.

Veja algumas dicas do nosso parceiro Wesley Zapff:

Percebo que mesmo diante da baixa qualificação da mão de obra no país, sendo este um problema social crônico, nós, como gestores e empreendedores, precisamos tomar algumas atitudes para criar o verdadeiro diferencial que desejamos.

Existem alguns pontos essenciais quando falamos de atendimento.

Pessoas certas no lugar certo!

Muitas vezes uma pessoa é contratada por ser indicação de alguém. Acredite, na maioria dos casos é assim. E aqui está um erro grave.

Já ouviu aquela história de que o barato sai caro? Sim… com certeza.

Poucas áreas são tão sensíveis a qualidade no atendimento quanto a área da saúde.

Sempre que um profissional precisar ser contratado é vital avaliar antes quais as características que a vaga em questão necessita. Após essa fase verificamos se o profissional tem as características que a vaga pede.

É simples.

Basicamente temos quatro tipos de personalidade ou características pessoais:

  • Pessoas orientadas para criação e empreendedorismo – Marketing ou Vendas
  • Pessoas orientadas para detalhe e organização – Administrativo / financeiro / Qualidade
  • Pessoas orientadas para pessoas e relacionamentos –  Atendimento / Vendas
  • Pessoas orientadas para ação e resultados – Vendas / Gestão.

Você conseguirá uma base sólida para a formação de sua equipe quando fizer esse mapeamento de perfil de cada colaborador. Esses testes são chamados de assessments. Existem muitos no mercado. O MBTI, DISC, Estilo de comunicação, eneagrama, âncora de carreira, entre outros.

E aqui está um segredo que irei compartilhar com vocês:

“Em muitos casos é possível trocar profissionais de setor dentro da mesma clínica e melhorar significativamente a qualidade no atendimento após analisar qual o perfil do profissional.”

Basicamente um atendimento diferenciado é alicerçado nas características e necessidades pessoais dos atendentes. Em outras palavras, você precisa de pessoas que realmente se importem com as pessoas. Atender bem não é apenas uma opção para profissionais orientados para relacionamentos, atender bem é absolutamente necessário para eles.

Você pode descobrir essas características com testes de perfis simples.

Tenha coragem de mudar

Outro ponto relevante é ter a coragem de mudar caso não tenha alcançado o que deseja.

De repente uma pessoa se sentirá mais produtiva dentro de uma área mais alinhada aos seus pontos fortes na mesma clínica.

Posso garantir que valerá muito a pena.

Aliás, com a concorrência tão grande e com a similaridade de produtos e serviços, a excelência no atendimento não é mais opcional. É o detalhe que fidelizará seus clientes.

Salário não é tudo

Gostaria de deixar uma outra dica: para manter pessoas motivadas na equipe apenas um bom salário não é o bastante. Você precisa criar alternativas para que essa profissional continue em desenvolvimento técnico.

Quando a imagem do desenvolvimento pessoal e profissional é associada a clínica, sua probabilidade de manter sua equipe e melhorar amplamente seu atendimento é realmente muito grande.

Dê o exemplo e passe adiante seus valores

O atendimento de coração é baseado em valores pessoais e começa de cima para baixo.

Ou seja: você precisará dar o exemplo.

Os valores são os norteadores dos comportamentos humanos.

Se você tiver como valor o comprometimento, a segurança, a lealdade e não contratar pessoas que tenham valores alinhados aos seus, é bem provável que fique constantemente desconfortável e, pior, seus clientes perceberão isso.

 

Se desejar saber mais, entre em contato conosco.

Teremos grande prazer em contribuir com seu sucesso e o da sua equipe.

Um grande abraço.

 

Weslley Zapff – Mentor Profissional e Consultor Médico
@weslleyzapffoficial
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