Os segredos da qualidade no atendimento em clínicas médicas

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Como a Gestão Administrativa pode Fidelizar seus Pacientes e Potencializar seu Consultório
6 de junho de 2018
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Os segredos da qualidade no atendimento em clínicas médicas

Se você é médico, administrador de clínicas ou um profissional da área da saúde e começou a leitura desse artigo, é bem provável que esteja procurando saídas ou alternativas para potencializar seu atendimento. E você faz muito bem.

Veja algumas dicas do nosso parceiro Wesley Zapff

Tenho realizado consultorias no Brasil inteiro nos últimos anos. Como especialista em treinamento e desenvolvimento e referência em Mentoring e Consultoria médica, posso garantir que mesmo diante da baixa qualificação da mão de obra no país, sendo este um problema social crônico, nós, como gestores e empreendedores, precisamos tomar algumas atitudes para criar o verdadeiro diferencial que desejamos.

Existem alguns pontos essenciais quando falamos de atendimento.

Muitas vezes uma pessoa é contratada por ser indicação de alguém. Acredite, na maioria dos casos é assim. E aqui está um erro grave.

Já ouviu aquela história de que o barato sai caro? Sim... com certeza.

Poucas áreas são tão sensíveis a qualidade no atendimento quanto a área da saúde.

Sempre que um profissional precisar ser contratado é vital avaliar antes quais as características que a vaga em questão necessita. Após essa fase verificamos se o profissional tem as características que a vaga pede.

É simples.

Basicamente temos quatro tipos de personalidade ou características pessoais:

  • Pessoas orientadas para criação e empreendedorismo;
  • Pessoas orientadas para detalhe e organização;
  • Pessoas orientadas para pessoas e relacionamentos;
  • Pessoas orientadas para ação e resultados.

Quando inicio uma consultoria, seja voltada para a equipe ou voltada exclusivamente para o desenvolvimento da carreira médica, faço questão de mapear todos os perfis existentes ali.

E aqui está um segredo que irei compartilhar com vocês: Em muitos casos é possível trocar profissionais de setor dentro da mesma clínica e melhorar significativamente a qualidade no atendimento após analisar qual o perfil do profissional.

Basicamente um atendimento diferenciado é alicerçado nas características e necessidades pessoais dos atendentes. Em outras palavras, você precisa de pessoas que realmente se importem com as pessoas. Atender bem não é apenas uma opção para profissionais orientados para relacionamentos, atender bem é absolutamente necessário para eles.

Você pode descobrir essas características com testes de perfis simples e uma consultoria adequada para o seu negócio.

Outro ponto relevante é ter a coragem de mudar caso não tenha alcançado o que deseja.

De repente uma pessoa se sentirá mais produtiva dentro de uma área mais alinhada aos seus pontos fortes na mesma clínica.

Posso garantir que valerá muito a pena.

Aliás, com a concorrência tão grande e com a similaridade de produtos e serviços, a excelência no atendimento não é mais opcional. É o detalhe que fidelizará seus clientes.

Gostaria de deixar uma outra dica: para manter pessoas motivadas na equipe apenas um bom salário não é o bastante. Você precisa criar alternativas para que essa profissional continue em desenvolvimento técnico.

Quando a imagem do desenvolvimento pessoal e profissional é associada a clínica, sua probabilidade de manter sua equipe e melhorar amplamente seu atendimento é realmente muito grande.

O atendimento de coração é baseado em valores pessoais e começo de cima para baixo.

Ou seja: você precisará dar o exemplo.

Se desejar saber mais, entre em contato conosco.

Teremos grande prazer em contribuir com seu sucesso e o da sua equipe.

Um grande abraço.

 

Weslley Zapff – Mentor Profissional e Consultor Médico
@weslleyzapffoficial
11 – 99274-5133
contato@wzsete.com

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