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Como a tecnologia otimiza o dia a dia em um consultório médico?

A tecnologia tem revolucionado todos os setores da sociedade atual, incluindo os de saúde. Nos consultórios e clínicas médicas, a informatização é capaz de otimizar diversas funções do cotidiano, melhorando o atendimento aos pacientes. Veja a seguir alguns exemplos de como isso pode acontecer na prática.

Prontuário eletrônico

Esse é um dos recursos mais claros quando se fala em tecnologia a serviço da otimização da saúde. Há tempos atrás, era necessário preencher manualmente a ficha com informações do paciente, receitas de medicamentos, atestados e outras informações. Depois, todos esses documentos eram colocados em pastas que ficavam dispostas em imensos arquivos de metal.

Hoje em dia o paciente possui sua pasta virtual no sistema do consultório, onde são colocados todos os seus dados. Além de não ocupar espaço físico, é muito mais fácil e rápido localizar o prontuário quando é eletrônico, agilizando todo o atendimento.

Aplicativos de mensagens

Atualmente, é bastante comum disponibilizar um número de celular para o paciente entrar em contato, especialmente via aplicativos de mensagens instantâneas como o whatsapp, por exemplo. Assim, se a pessoa possuir alguma dúvida em relação às orientações que foram passadas no consultório, não será necessário ligar e o médico também não precisará interromper uma consulta para atender a demandas como essa. A mensagem pode ser respondida assim que possível e de maneira bem dinâmica entre uma consulta e outra.

Divulgação na internet

Consultórios e clínicas modernas podem ter seus websites ou perfis nas redes sociais para divulgar o trabalho, quais são as especialidades médicas e exames oferecidos, convênios atendidos e contato. Além disso, a internet também pode exercer um papel ainda mais nobre se ela for usada para alertar as pessoas a respeito de doenças, seus sintomas, causas e como evitar.

Softwares de gestão

Normalmente consultórios não contam com uma grande equipe para cuidar da administração e, no entanto, ele ainda é uma empresa em certos aspectos (tem receita, despesas, recolhe impostos, fluxo de caixa). Por outro lado, também possuem uma grande quantidade de informações referentes ao histórico do paciente, exames realizados e outros.

Como gerir tudo isso de maneira harmoniosa? Os softwares de gestão integrada desenvolvidos especialmente para esse setor garantem isso. Com esses programas, uma única pessoa consegue ter acesso a todas as movimentações do consultório (sejam elas relativas aos pacientes, contabilidade ou quaisquer outras), visualizá-las e controlá-las.

O Doctor View é um software com todas essas funcionalidades: reúne prontuário personalizável, agenda, recursos de controle de estoque e finanças e outras ferramentas. É excelente para a gestão de consultórios, otimizando o tempo e organizando as informações para facilitar a vida de todos os seus usuários, como por exemplo médicos que trabalham sozinhos em seus próprios consultórios.

Agilidade em emergências

Nos casos de pacientes internados em hospitais, quando acontece qualquer emergência, não é mais necessário que o médico vá até o consultório onde estejam as informações sobre ele, pois existem aplicativos que armazenam esses dados na nuvem. Ou seja, o profissional pode acessar tudo do seu smartphone. É mais uma possibilidade para agilizar o atendimento, além de melhorar a produtividade do trabalho do médico, onde às vezes poucos minutos são decisivos para salvar uma vida.

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