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A importância de treinar e desenvolver sua equipe

A maior parte dos consultórios começa com apenas um médico que toma a iniciativa de abrir o seu próprio espaço ou, no máximo, esse profissional e mais um sócio que toma partido da mesma ideia. No entanto, quando o empreendimento dá certo, pouco a pouco começam a chegar novos colaboradores para agregar valor á equipe: uma secretária, alguém para cuidar da limpeza, enfermeiro e outros, dependendo do porte que o espaço adquire e dos serviços que oferece.

Chega um determinado momento em que aquele médico que começou o seu próprio negócio se percebe rodeado por uma equipe de funcionários, que precisam ser treinados e desenvolvidos. Hoje, vamos discutir sobre a importância de investir em capacitação para os colaboradores dentro de clínicas e consultórios médicos.

Sintonia

O primeiro benefício que o treinamento faz é colocar toda a equipe na mesma sintonia, ou seja, todos trabalhando unidos em prol dos mesmos objetivos. Não importa se o profissional é um médico ou zelador, o propósito de todos deve ser cuidar do bem-estar dos pacientes.

A partir do momento em que todos são treinados e capacitados em conjunto é que começa o trabalho em equipe e não apenas cada um exercendo a sua função sem olhar para o lado e pensando apenas em receber seu próprio salário. Portanto, se você, na posição de médico e empreendedor, deseja uma equipe que trabalhe na mesma sintonia, o treinamento será uma parte crucial.

Eficiência do serviço oferecido

Suponha que a sua secretária não tenha recebido um bom treinamento. Certo dia, você precisa que as consultas sejam transferidas de uma data para outra por conta de um compromisso inadiável. Essa mesma secretária acaba se esquecendo de entrar em contato com um ou mais pacientes, que, por sua vez, vão ao consultório e não podem ser atendidos. Qual a consequência disso? É bastante possível que esses pacientes não retornem mais, porque vão se sentir desrespeitados.

A falta de treinamento de um único colaborador pode trazer prejuízos para todo o consultório.

Desenvolvimento de competências

Obviamente, você não vai contratar um funcionário que não seja apto a exercer aquele cargo, mas lembre-se de que tudo que é bom pode melhorar! Ao promover treinamentos, você oferece a oportunidade de que cada colaborador melhore dentro da sua função, esclareça suas dúvidas, fortaleça seus pontos positivos e adapte o seu trabalho à cultura organizacional que predomina no consultório.

Retenção de talentos

Se você não quer passar pelo problema de perder colaboradores exemplares, tem mais um motivo para investir em ações de capacitação e desenvolvimento. Nos dias de hoje, os trabalhadores valorizam as empresas que demonstram preocupação com o seu crescimento, portanto, tendem a ficar naquelas que oferecem essa oportunidade. Os funcionários querem crescer pessoal e profissionalmente, cabe a você garantir essa possibilidade a eles.

Para se dedicar ao desenvolvimento da equipe, é importante que as funções operacionais do consultório não consumam muito tempo e nem energia dos envolvidos nelas. Para isso, conheça o software de gestão integrada Doctor View, especialmente desenvolvido para clínicas e consultórios médicos.

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