Ter um consultório médico envolve diversos desafios associados à gestão do estabelecimento. Combinar rotina de atendimento e fornecimento de cuidado com o controle de processos no negócio traz vários impasses e a necessidade de investimento em soluções para otimizar as tarefas.

Nesse contexto, saber o que é automação e como ela pode ser aplicada na instituição de saúde é essencial para construir formas inteligentes de atuação. Preparamos este post especial com dados sobre a automação na medicina, mostrando como ela pode ser aplicada no consultório médico. Ficou interessado? Continue acompanhando e aprenda mais sobre o tema!

O que é automação?

Automação é a utilização de tecnologia para facilitar, potencializar e otimizar tarefas em qualquer empreendimento. A aplicação de soluções tecnológicas está em contínuos avanços em diversas áreas. Há uma série de possibilidades surgindo a cada dia, proporcionando condições para que as empresas possam maximizar qualidade e agilidade.

A medicina está incluída nesse leque de abrangência. Consultórios e clínicas já podem se beneficiar com as facilidades proporcionadas pela automação. Recursos como a telemedicina, laudos a distância e prontuários eletrônicos criam condições para melhorar os processos na instituição de saúde.

Quais são as vantagens da automação em hospitais e clínicas?

A automação permite centralizar os dados envolvidos na gestão do negócio, contribuindo para facilitar as avaliações, traçar estratégias e aumentar o controle. Além disso, a inserção de tecnologia otimiza a interação com o público, a produtividade, o controle financeiro e a segurança dos registros.

Os erros e o retrabalho também são reduzidos, devido à diminuição do trabalho manual e à facilidade da transferência dos dados por meio de sistemas integrados. Assim, a clínica ganha qualidade e eficiência.

Como a automação surgiu na área da saúde?

O surgimento da automação na área da saúde se dá com a tecnologia de raio X, em 1895. Em meados do século 20 foram desenvolvidos o ultrassom e a tomografia computadorizada.

A partir dos anos 2000, começou a haver o desenvolvimento de aplicativos para medicina. Recentemente, a automação se expressa também nas modernas funcionalidades dos softwares de gestão para clínicas.

Quais são as principais aplicações da automação na clínica ou consultório?

As clínicas ou consultórios podem contar com várias aplicações da automação. A seguir, vamos mostrar quais são as principais possibilidades para a inserção de tecnologia no seu estabelecimento de saúde. Veja mais!

Prontuário eletrônico

Os prontuários convencionais em papel não são nada funcionais na rotina de um consultório ou clínica. O controle é mais lento, surgem dificuldades com a leitura e ilegibilidade de diferentes grafias e as operações logísticas, como transporte e armazenagem, também se tornam mais complexas.

A automação traz como solução para esses entraves o prontuário eletrônico. Esse recurso pode ser hospedado em softwares seguros, na nuvem, facilitando o acesso à informação pelos profissionais habilitados.

Com o prontuário eletrônico, os colaboradores podem consultar o histórico da pessoa atendida. A facilidade de manejo de dados anteriores proporciona condições para o acompanhamento do desenvolvimento do quadro e da progressão do tratamento, além de contar as soluções mais adequadas para armazenagem de imagens e fotos — muito úteis para a medicina e em especial na cirurgia plástica.

Emissão de receitas, atestados e pedidos de exames

Com a automação por meio de um software de gestão, é possível contar com modelos prontos de receitas, atestados e pedidos de exames. O sistema mescla os dados dos pacientes e as novas informações inseridas com o modelo, de forma que, em poucos cliques, você tenha um documento pronto. Isso confere agilidade e praticidade ao atendimento, além de minimizar riscos de não compreensão do conteúdo disponível no registro.

Formulários pré-consulta

Coletar algumas informações sobre o paciente antes da consulta é essencial para facilitar os processos na clínica ou consultório. Esses dados vão ser importantes para você conhecer melhor o quadro da pessoa e saber as questões necessárias para encaminhar o melhor atendimento.

A automação possibilita que esses questionários possam ser preenchidos de maneira digital, o que simplifica as rotinas na clínica e é mais cômodo para os pacientes. A medida também agiliza a rotina do médico, quando as informações são integradas a sistemas de gestão.

Faturamento com o plano de saúde

Gerenciar operações com plano de saúde é importante para manter o orçamento em dia e garantir a sustentabilidade financeira da clínica ou consultório. O processo exige muitos cuidados dos profissionais, a fim de que as informações sejam transferidas dentro da padronização estabelecida em lei e para que os dados estejam corretos e categorizados.

Gerenciar o relacionamento e o faturamento com os planos de saúde pode ser mais fácil com o apoio da automação. As soluções informatizadas permitem trocar dados e esclarecer dificuldades com agilidade e sucesso, diminuindo a burocracia e tornando os processos mais fáceis.

Gerenciamento de agendamentos

O agendamento de consultas em um sistema como esse proporciona praticidade e agilidade ao cotidiano da clínica. Ele otimiza a rotina de médicos e pacientes, facilitando o encaixe de horários e a verificação da disponibilidade do médico.

Com isso, os colaboradores ficam menos sobrecarregados e podem se dedicar a outras tarefas. A automação também possibilita que a agenda do sistema envie lembretes das consultas para os pacientes, um dia antes da data marcada. Essa é uma ótima forma de evitar faltas!

Comunicação com o paciente

Um sistema de gestão permite o envio de mensagens para pacientes, como parabenizações em datas comemorativas e lembretes da validade de determinados procedimentos, como botox e preenchimentos. Isso traz a fidelização de clientes e também a geração de prestação de serviços recorrentes.

Os métodos tradicionais de gestão são manuais e incipientes. Com a automação, é possível racionalizar as atividades, promovendo produtividade, qualidade e eficiência nos procedimentos. A informatização é imprescindível para a automação dos processos na clínica. Com recursos como softwares e soluções da informática, você cria condições para que o estabelecimento tenha um melhor atendimento e se destaque pela modernização.

A inserção de tecnologia na clínica ou consultório é uma ótima alternativa para oferecer um atendimento de ponta, com reduzido tempo de espera e máxima efetividade no atendimento. As soluções tecnológicas possibilitam facilitar o fluxo de trabalho e tornar procedimentos burocráticos em ações ágeis e simples.Saber o que é automação permite que a clínica tenha um esquema inteligente de desenvolvimento das ações, com um controle de processos preciso e coerente.

Gostou de aprender o que é automação e quais as aplicações dela no consultório médico? Confira também o nosso passo a passo sobre como informatizar o consultório!