O que determina o sucesso de uma clínica médica? Sem dúvidas, os gestores têm papel fundamental em direcionar o estabelecimento para o sucesso, garantindo a confiança dos pacientes e destacando-se dentre os demais locais.

Para isso, é necessário ter um olhar abrangente, que envolva todos os setores e processos que compõem o cotidiano local, bem como investir tempo para a análise de desempenho e, baseado nisso, fazer um planejamento do próximo passo.

Pode não parecer fácil, mas a gestão de clínicas conta com um importante aliado: os sistemas de automatização. Continue a leitura!

A importância da gestão de clínicas

Quando se trata do mercado econômico, ter um empreendimento de destaque exige uma boa gestão conduzindo o negócio para o sucesso. Com as clínicas médicas e os consultórios, isso não é diferente.

A gestão deve estar atenta para atender, da melhor forma, ao seu consumidor, ou seja, aos pacientes. E, tratando-se de saúde, é indispensável prestar uma assistência de qualidade, considerando a importância dos cuidados para o bem-estar e a qualidade de vida.

Para os pacientes, um tratamento adequado consiste em solucionar ou amenizar os aspectos que prejudicam o seu bem-estar, principalmente por meio de um atendimento humanizado. Mas qual a importância da gestão para a clínica?

De fato, o âmbito financeiro tem grande importância: uma boa gestão deve manter o negócio funcionando e distante da falência. Sendo assim, é preciso saber conduzir o setor econômico, adequando os parâmetros de acordo com a oferta e a procura.

Nessa perspectiva, um bom atendimento mostra novamente seu valor. A partir do momento em que os pacientes estão satisfeitos com a experiência no local, a tendência é não só retornar em outro momento de necessidade, mas também indicá-lo para as demais pessoas.

Dessa forma, a clínica consegue ampliar sua cartela de usuários, bem como fidelizar aqueles que já a frequentam. Para que isso seja possível, deve haver uma mobilização de todos os colaboradores em prol do sucesso da clínica.

A relevância do atendimento

Considerando que o sucesso da clínica é uma meta de todas as equipes de trabalho envolvidas, o atendimento é um ponto que merece destaque. Realizar a interação direta com o paciente é determinante para a experiência dele.

Geralmente, o primeiro contato é para realizar o agendamento da consulta. Sendo assim, é preciso tomar medidas que facilitem o processo. Uma delas é adotar um sistema que se torna aliado da secretária no momento da marcação. Por meio de um interface visual bem planejada, a análise dos horários livres e ocupados é feita rapidamente.

Garantindo o agendamento, é interessante entrar em contato com o paciente a fim de lembrá-lo da consulta e confirmar a presença. Para isso, o envio de lembretes através de SMS, e-mail ou mesmo WhatsApp é uma ferramenta fundamental para o software de gestão.

O passo seguinte ao agendamento é garantir um bom atendimento no momento da consulta. Isso começa a partir do envio de lembretes sobre o horário agendado até a recepção, que deve envolver cordialidade, comodidade e, principalmente, respeito no cumprimento do horário marcado.

Percebemos, então, que o atendimento tem a função primordial de garantir uma boa experiência para o paciente por meio da resolutividade das necessidades do usuário. Para isso, as equipes devem ser muito bem treinadas, a fim de ter todos os colaboradores alinhados para a excelência do serviço.

A contribuição da consulta

Falando, agora, sobre as consultas em si, os profissionais médicos devem utilizar sua experiência para assegurar o melhor tratamento ao paciente, envolvendo aspectos psicológicos e biológicos.

Isso requer um investimento na carreira, ou seja, a busca por constante capacitação, considerando os avanços da medicina e a necessidade de aprimorar os cuidados alinhados a tais avanços.

Já do ponto de vista psicológico, a humanização do cuidado é um conceito cada vez mais comentado na comunidade médica. Embora essa abordagem não seja restrita ao médico, o momento da consulta é crucial para a satisfação do paciente diante da assistência recebida.

Sendo assim, o cuidado não deve considerar a doença, mas, sim, o ser humano que ali se encontra, tendo em vista suas particularidades e especificidades, seja a história clínica, seja a história social — ou, até mesmo, os hábitos de vida.

Por fim, o software de gestão consegue contribuir de maneira notável para a consulta. A principal ferramenta de destaque no processo é o prontuário eletrônico, que registra digitalmente todos os dados que são inseridos.

Isso quer dizer manter o histórico do paciente em um armazenamento prático e, ao mesmo tempo, muito seguro. Isso viabiliza o acesso às informações já inseridas previamente, de modo que o paciente não tenha que repassar sempre as mesmas informações.

O prontuário eletrônico garante proteção contra perdas e danos. Pense em uma folha de papel e em todas as situações que podem violar sua integridade: perdas, roubos, deterioração etc. O registro eletrônico mantém os dados protegidos contra esses aspectos.

A responsabilidade dos gestores

Por trás de todos os processos da clínica, existe uma equipe de gestores que age em prol de garantir excelência neles. O primeiro passo para isso é o planejamento, alinhado à análise de resultados.

Portanto, planejar o próximo passo é fundamental e deve considerar os resultados até então obtidos. Para isso, é ideal contar com um software que disponibilize a geração de relatórios de desempenho.

A partir disso, é papel da gestão identificar os pontos de sucesso e aqueles que requerem melhorias. Consequentemente, o investimento é direcionado para o que, de fato, requer recursos. Mas uma coisa é fato: investir em um sistema de gestão contribui para todos os setores e processos da clínica.

Ressaltamos também a importância de investir nos recursos humanos, além da automatização para o negócio. A interação com o paciente requer uma equipe apta para prestar o melhor atendimento — e, novamente, reiteramos a importância de treinamentos periódicos para assegurar isso.

Procuramos destacar qual a importância de uma boa gestão de clínicas, bem como os pontos que contribuem para tal. De fato, um software para o estabelecimento é um importante aliado para os gestores e os demais colaboradores do local. Então, que tal conhecer um sistema capaz de caminhar junto rumo ao sucesso do negócio? O Doctor View é uma solução completa, capaz de proporcionar recursos que otimizam a gestão do negócio.

Agora, sabendo que o software é indispensável para o empreendimento, que tal conhecer outras maneiras de modernizar a sua clínica? Confira nosso post a respeito!