A medicina é uma área na qual os profissionais estão sujeitos às mais diversas situações — boas e ruins. Independentemente disso, é fundamental estabelecer uma relação médico paciente positiva, a fim de fortalecer o vínculo diante das possíveis eventualidades.

Afinal, uma boa relação influencia na satisfação do paciente e do colaborador e, até mesmo, na saúde financeira da clínica. Assim, ela melhora a adesão ao tratamento e ajuda na fidelização de quem utiliza os serviços.

Aliás, o impacto de um vínculo bem estabelecido é grande para a clínica. De que forma, então, melhorar a relação médico-paciente? Neste post, vamos mostrar 4 dicas de como fazer isso. Confira!

1. Viabilize o agendamento

O agendamento de uma consulta, muitas vezes, representa o primeiro contato do paciente com a clínica. Logo, é ideal para o empreendimento passar uma boa impressão logo a princípio. Para isso, é necessário viabilizar o agendamento de forma facilitada.

Imagine a situação de ligar para o local e passar longos minutos com a recepcionista tentando encontrar o melhor horário. É prática desgastante, que toma tempo tanto do usuário como do colaborador.

Contar com uma agenda visual facilita que a secretária localize horários vagos e faça agendamentos de forma mais ágil. Existe ainda o envio de lembretes por email, SMS e Whatsapp ao paciente que facilita a vida da secretária e do paciente.

2. Evite atrasos

Uma vez agendado o horário, é compromisso de ambas as partes zelar pela pontualidade — muito embora, haja uma ideia preconcebida de que os atrasos são recorrentes por parte dos profissionais da saúde.

Sabemos, porém, que uma sala de espera lotada prejudica o bem-estar de quem aguarda ser chamado, além de comprometer o trabalho dos colaboradores e, de certa forma, a imagem da clínica.

Portanto, o ideal é mobilizar todos os profissionais para se manterem no horário. É preciso, ainda, organizar a agenda para uma pequena pausa entre as consultas, a fim de evitar desgaste em caso de eventualidades.

3. Realize abordagem humanizada

Em relação à consulta, devemos lembrar que há uma grande mobilização em prol do atendimento humanizado. Uma abordagem mais humana tem enfoque em cada paciente, não apenas na doença.

Sendo assim, os aspectos biológicos, embora sejam importantes, não estão centro do tratamento. Por outro lado, questões individuais são valorizadas, e a atenção é concentrada no indivíduo.

Vale ressaltar que a abordagem humanizada não se restringe à consulta. Portanto, todos os colaboradores da clínica devem ser preparados para agir de acordo com o que preza esse tipo de atendimento.

4. Invista no pós-atendimento

Uma vez realizada a consulta, é indispensável manter a relação médico-paciente. Isso porque o vínculo estabelecido não tem como prazo de validade o término do atendimento, mas deve perdurar ao longo do tempo.

Seja com uma solicitação de feedback, seja com mensagens de felicitações diante de datas comemorativas, seja por meio das redes sociais, é interessante que a clínica mantenha os dados dos pacientes atualizados para que possa garantir também os meios de comunicação pós-atendimento.

A relação médico-paciente pode ser melhorada com a adoção de medidas simples, porém, muito eficazes. Analisar cada aspecto da clínica e estar atento aos feedbacks recebidos é uma maneira de evoluir no vínculo. Afinal, mais importante que apenas fazer uma pesquisa de opinião, é dar atenção às respostas, ainda que negativas. Lembre-se de que elas retratam a visão de quem usufrui do serviço e para quem as melhorias serão feitas.

Agora, sim, você sabe como investir em uma boa relação com os seus pacientes. Se quiser ficar a par de outras dicas, basta nos seguir em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no Twitter!