Quando um médico inicia sua jornada no mundo dos negócios, seja na fundação de uma clínica, seja na abertura de um consultório, ele sai da sua zona de conforto e passa atuar em uma área para a qual não se especializou. Ao se tornar um empreendedor, ele deve começar a se atentar para alguns aspetos do mercado, como questões burocráticas, jurídicas, contábeis e, até mesmo estabelecer, uma rede de relacionamento.

Pensando nisso, vamos abordar, neste artigo, os aspectos relacionados com networking na área de saúde, esclarecendo o conceito, a importância e como colocar isso em prática. Confira a seguir!

O que é networking na área de saúde?

Primeiramente, é preciso compreender que o termo networking nada mais é do que o estabelecimento de uma rede de contatos com algo ou alguém. Pensando na área da saúde, tal conectividade pode ser tanto entre profissionais entre si como entre médicos e pacientes.

Assim, amplia-se o conhecimento acerca dos colegas de trabalho, como também aumenta a quantidade de usuários do serviço da clínica. Como existem dois âmbitos, abordaremos primeiro aquele entre profissionais da saúde.

É preciso considerar como um pode agregar valor ao outro, seja para discussão de casos da mesma especialidade, seja para informações que avançam além da área de atuação e para indicações, quando surgir a oportunidade em determinada instituição.

Considerando, agora, a rede existente entre profissional e paciente, é possível que o segundo indique a clínica ou o consultório em questão após ter passado por uma boa experiência no local.
Por fim, o conceito de networking pode ser interpretado de uma forma equivocada, considerando como uma ação egoísta por uma das partes. Para que isso não ocorra, deve haver reciprocidade nessa conexão entre indivíduos, de forma que um agregue valor ao outro.

Qual a importância da rede de relacionamento?

Agora que você sabe o que é networking na área de saúde, já é possível identificar a importância da prática. Na verdade, são diversas as vantagens que tornam a rede de relacionamento tão importante para as relações interpessoais na saúde.

Existe uma vertente que acredita no atendimento como fundamental para fidelização do paciente. Já outros, apostam as fichas no marketing médico, que atrai olhares para o negócio.

Embora seja necessário identificar as particularidades de cada local e entender qual característica se adéqua mais, fortalecer o vínculo médico-paciente é uma característica de networking que a torna importante na fidelização e no aumento da cartela de pacientes.

Todas as relações estabelecidas em decorrência da rede de relacionamentos auxiliam a aumentar a credibilidade de um empreendimento diante dos demais investimentos da área no mercado. Uma conseqüência disso é a clínica se estabelecer como uma referência no mercado, enfrentando a concorrência por meio do networking.

Complementando, as portas da clínica são abertas para novos pacientes, assim como são ampliados os horizontes para indicações do profissional, seja para outras clínicas, seja para hospitais, serviços e até mesmo pesquisa.

Como aumentar a rede de contatos?

Sabendo o conceito de networking e a importância dessa rede de contatos, é preciso conhecer as maneiras de colocar em prática o conceito. Confira, a seguir, algumas dicas!

Participe de eventos

A participação em eventos, como simpósios acadêmicos, congressos, comemorações em clínicas e hospitais, é fundamental para conhecer novas pessoas e ampliar os contatos na saúde. Em situações como essa, existe a possibilidade de trocar experiências com profissionais que são referência em cada especialização.

O momento crucial para conhecer novas pessoas em eventos é durante o coffee break. Uma importante dica é memorizar o nome do interlocutor e evocá-lo já pela identificação, visto que isso figura como algo atencioso e cordial, gerando valor para aquela relação.

Vale ressaltar que nem todos os presentes pode representar alguém que valha a pena manter contato. Sabemos que existem vários tipos de profissionais e alguns deles podem apresentar caráter e práticas não consideradas de boa conduta.

Ofereça cursos e palestras

Assim como é possível frequentar os eventos, também é viável a realização deles. O próprio médico ou os gestores da clínica podem organizá-los, seja de pequeno porte, seja para um grande número de pessoas.

Além disso, é importante que eles se voltem tanto para profissionais já formados como para acadêmicos, servindo de referência para eles. É válida, ainda, a busca por patrocinadores e parceiros, que deverão ser divulgados no evento. Contar também com o apoio da associação brasileira que congrega a especialização foco da organização agrega valor para a ocasião.

Invista no marketing médico

Além de eventos, é fundamental para um empreendimento investir no marketing. Diante das limitações impostas pelo Conselho Federal de Medicina, é interessante que a equipe de publicidade da clínica conheça as normas, a fim de fazer campanhas dentro do que é permitido.

O marketing médico assegura visibilidade para a clínica, que será reconhecida tanto pelo público alvo, como pelos demais profissionais e instituições de saúde. Analisar as campanhas dos demais estabelecimentos ajuda a reconhecer o perfil da concorrência e a elaborar estratégias que destaquem o próprio negócio.

Utilize redes sociais

Por fim, é crucial para sucesso no marketing médico a presença da clínica nas redes sociais. Para isso, é preciso criar uma identificação visual do negócio, além de fazer o levantamento do público-alvo e de quais conteúdos seriam capazes de levar valor para ele.

Na era digital, as redes sociais figuram como um recurso para o boca a boca via internet. Solicitar aos pacientes que curtam a página da clínica e a siga nos demais perfis auxilia na divulgação. Mais cedo ou mais tarde, os conteúdos também atingirão as pessoas da rede de relacionamentos de quem interage com a página.

O networking na área de saúde é essencial para ampliar a rede de relacionamento e direcionar a clínica e a jornada profissional do médico para o sucesso. Diante das práticas abordadas acima, não pode ser deixado de lado o contato direto entre as pessoas, seja com uma conversa cordial, seja com um atendimento de qualidade e humanizado para fidelização dos usuários que já têm contato com a clínica.

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