A baixa de paciente pode ocorrer, principalmente em tempos de crise. Por isso, fique atento a este problema e venha saber neste conteúdo o que fazer para que isto não ocorra:

Em tempos de crise, é possível que você enfrente uma baixa de pacientes em seu consultório. Mas se resignar não é a melhor maneira de resolver o problema; por isso, tome algumas atitudes paliativas para resolver a questão. Tirando a culpa e o foco das questões relacionadas ao momento político e econômico que o país vive, você também precisa admitir que ações de gestão, repetidas há anos, não estão mais funcionando no consultório médico.

Desse modo, saiba o que fazer para que o seu consultório não enfrente uma baixa de pacientes.

Primeiramente, é preciso encontrar o foco do problema, analisar o que está gerando a queda. Ela pode ser por um simples cenário econômico ou por outros motivos, como atendimento de má qualidade, preços elevados, profissionais pouco conhecidos, ambiente desagradável… tudo isso influencia na ida do paciente e na sua escolha. Como o mercado oferece muitas opções, se algo o desagrada em alguma experiência no consultório, ele irá imediatamente buscar outro local.

Em segundo lugar, é preciso remediar estes problemas. Se a equipe está desmotivada ou possui pessoas que não se adaptam à cultura organizacional do seu consultório, é preciso tomar algumas atitudes. Realize treinamento, promova workshops e se mostre mais presente para supervisionar, assim como para tirar dúvidas. Marque uma reunião com todo o pessoal e exponha os problemas e proponha soluções.

Outra questão são os preços elevados das consultas e procedimentos. Se for esse o problema, reduza o valor para conseguir mais pacientes para o consultório. Se você tiver uma clínica de procedimentos estéticos, proponha pacotes promocionais.

Invista na renovação do ambiente; nem sempre é preciso gastar muito para isso. Uma decoração diferente, mobília ou apenas a troca dos móveis de lugar já dão um ar de modificação.

Converse com pacientes de longa data! Ligue para os mais assíduos para saber se houve algum problema que os levou a não retornar. Desse modo, talvez você descubra algumas falhas durante o processo de atendimento que desconhecia, e fica mais fácil resolver os problemas internamente.

Invista em um sistema de gestão integrada para que todos no consultório tenham acesso às informações atualizadas, bem como para que os processos sejam mais padronizados. A integração também permite geração de dados mais assertivos em relação ao seu consultório, visando planejamento futuro de ações e metas.

Mantenha o fluxo de caixa e a área financeira do consultório organizada e longe das suas contas pessoais. Assim, você pode ter uma visão ampla e atualizada de como esta área está e o que pode ser feito para melhorar.

Amplie os seus conhecimentos na área de gestão e administração de consultórios. Por mais que você domine a sua profissão totalmente, precisa conhecer melhor a área de gestão de negócios para que ele cresça rapidamente.

Por fim, automatize tarefas mais simples para que você ganhe mais tempo em ações realmente importantes para o consultório. Um bom sistema de gestão para consultórios pode auxiliar você nessa questão. Além disso, evita-se retrabalho, erros e esquecimentos em todos os processos.

Coloque em prática essas ações e evite a baixa de pacientes.