É claro que prospectar novos pacientes para a sua clínica é importante e, para isso, você pode utilizar de técnicas do marketing médico, para que mais pessoas conheçam o seu estabelecimento.

No entanto, mais relevante ainda é controlar o retorno dos pacientes para a sua clínica ou consultório. A ideia é fazer com que eles não façam consultas apenas em situações isoladas, mas sim que voltem ao estabelecimento com determinada frequência, uma vez que isso é benéfico para ambas as partes.

Mas, além disso, porque é importante controlar o retorno dos pacientes em uma clínica ou consultório? Para que você entenda mais sobre o tema, listamos os principais motivos que justificam a relevância do projeto. Acompanhe!

1. Proporciona o aumento das receitas

Obviamente, uma das razões para controlar o retorno dos pacientes é manter ativo o fluxo de caixa da clínica ou consultório. Afinal, cada vez que uma pessoa procura o seu estabelecimento precisa pagar pela consulta.

Porém, como médico, você deve orientá-los de que não se deve procurar um profisisonal da saúde apenas quando acontecer uma emergência ou estiverem apresentando sintomas de doenças. Pelo contrário, os tratamentos devem ser preventivos. Afinal, se eles pagam um valor mensal por um plano de saúde, devem usufruir do benefício para ter mais saúde e qualidade de vida.

A ideia é conscientizar as pessoas de que prevenir é melhor do que remediar. Isso vale tanto para o lado financeiro, uma vez que tratamentos mais avançados podem ser mais caro, quanto no que diz respeito à qualidade de vida, já que ficar doente nunca é algo agradável.

2. Diminui os “buracos” na agenda

Os “buracos” ou espaços livres na agenda médica acabam gerando prejuízos para o profissional. Imagine, por exemplo, que você tem uma consulta agendada para as 14 horas e outra apenas às 16 horas. Para o horário que compreende entre as 14h30min e as 16 h, não há nenhum agendamento.

Nesse caso, o médico não poderá fazer nenhuma atividade produtiva, uma vez que o espaço de tempo é relativamente curto. Logo, haverá tempo ocioso para o profissional e perda de dinheiro para o estabelecimento.

É por isso que controlar o retorno de pacientes é importante. Assim, a agenda se manterá sempre preenchida em sua totalidade, uma vez que será grande o número de pessoas que procurará por atendimento.

3. Aumenta as chances de recomendação

Um médico que promove o retorno de seus pacientes estabelece uma relação de confiança com essas pessoas. Logo, elas poderão recomendá-lo para os seus parentes, amigos, colegas de trabalho e outros indivíduos com os quais mantenham relações.

A divulgação boca a boca ajuda a aumentar o fluxo de pacientes na clínica, pois dessa forma não será necessário investir valores muito altos em marketing médico para prospectar mais clientes para o estabelecimento. Vale destacar que as pessoas confiam muito mais na opinião de seus amigos do que em anúncios publicitários, por exemplo.

Além disso, você aumentará a sua popularidade na comunidade em que atua, algo muito importante e significativo, principalmente em cidades menores. Os médicos mais “famosos” são sempre os primeiros a serem lembrados e procurados pelas pessoas quando necessitam de um atendimento.

4. Contribui para a saúde do paciente

O paciente também será muito beneficiado ao retornar com frequência ao estabelecimento de saúde. Isso porque ele fará exames de rotina, acompanhará o seu quadro clínico e descobrirá possíveis doenças e problemas de saúde quando estes ainda estiverem no início.

Se uma doença for diagnosticada quando ainda não estiver avançado muito no organismo do paciente, como você bem sabe, as chances de cura são muito maiores. De tal modo, a saúde será preservada e a qualidade de vida será aumentada.

5. Promove a fidelização dos pacientes

Na correria do dia a dia e com rotinas muito atribuladas, as pessoas acabem deixando os cuidados com a saúde um pouco de lado. Elas só vão ao médico quando estão se sentindo mal, por exemplo, não tendo o hábito de realizar consultas de rotina.

É por isso que ao controlar o retorno dos pacientes e adotar estratégias para que eles retornem, como enviar mensagens por SMS, gerará a fidelização dessas pessoas. Elas terão mais confiança nos seus serviços e despertarão a consciência de que elas também são responsáveis por manterem a saúde em dia. Logo, irão ao consultório médico com mais frequência.

6. Faz com que a clínica cresça

Com mais pacientes, menos “buracos” na agenda e com o retorno das pessoas para fazerem consultar periódicas, a sua clínica deve crescer. Assim, você poderá fazer mais investimentos, como melhorar a recepção, promover treinamentos para os funcionários e conquistar ainda mais quem procura pelos seus serviços.

Com o crescimento da clínica, também é possível ampliar os atendimentos, contratando mais médicos, de outras especialidades, para que possam trabalhar com você. De tal modo, a quantidade de consultas aumenta mais ainda.

Imagine, por exemplo, um médico dermatologista que tem a sua própria clínica. Sabemos que alguns problemas na pele, como o surgimento de melasmas, podem ter origem em desequilíbrios hormonais. Logo, a avaliação de um endocrinologista também pode ser necessária.

Se o dermatologista tem um parceiro endocrinologista atendendo na mesma clínica, ao sair de uma consulta, o paciente poderá já agendar a próxima, com o outro profissional. Assim, o negócio segue em constante crescimento.

Para controlar o retorno dos pacientes, uma boa medida é investir em um software de gestão adequado. Por meio desses sistemas, além de ter mais controle na clínica, se pode utilizar ferramentas como o prontuário eletrônico, que contribui para o acompanhamento da experiência do paciente em toda a sua jornada. Também é possível enviar SMS lembrando a pessoa de que faz X meses que ela não vai ao médico e que seria importante fazer uma revisão, por exemplo.

E então, conseguiu entender os motivos que você tem para controlar o retorno dos pacientes em sua clínica? Como explicamos, o uso de um software é muito importante. Recomendamos o uso do Doctor View, o mais completo do mercado. Entre em contato conosco e conheça todas as funcionalidades que o nosso programa oferece.