Não é novidade que a presença na Internet auxilia de maneira significativa nos resultados do consultório. Afinal, por meio das mídias digitais o empreendedor consegue ter acesso a um público amplo e aplicar estratégias que garantem a captação de novos clientes.

Nesse sentido, o Google Meu Negócio para clínicas constitui um excelente aliado da empresa. Trata-se de uma ferramenta que permite divulgar a marca àqueles que buscam as soluções oferecidas pelo seu estabelecimento.

Tendo em vista a eficácia do Google Meu Negócio para o sucesso das instituições, trazemos neste texto alguns esclarecimentos sobre o seu funcionamento e sua utilização na clínica. Não deixe de conferir!

O que é o Google Meu Negócio?

Google Meu Negócio é uma ferramenta desenvolvida pelo Google que tem como principal objetivo fazer uma ponte entre empreendedores e potenciais consumidores.

Trata-se de um espaço virtual no qual proprietários dos mais diversos negócios podem divulgar o seu estabelecimento e lançá-lo gratuitamente na plataforma de resultados de pesquisa.

Por essa razão, a utilização do serviço é de extrema importância para que a instituição seja mais facilmente encontrada pelos clientes que não conhecem o negócio, mas que já demonstram interesse em algum tipo de serviço oferecido por ele.

Para fazer essa ponte de forma online, o Google Meu Negócio possibilita às empresas indicar e incluir informações relevantes para o alcance do público, como horário de funcionamento, imagens do estabelecimento e localização geográfica.

Quais os benefícios de utilizar essa ferramenta em clínicas?

São inúmeras as vantagens que a clínica poderá obter a partir da divulgação do estabelecimento na plataforma de pesquisa do Google. Confira alguns desses benefícios!

Conquistar mais clientes

Os incontáveis acessos diários no Google criam um excelente ambiente para a captação de clientes por empresas. Não é por acaso que, cada vez mais, as clínicas apostam na construção de sites e blogs para alcançar o público-alvo por meio da plataforma, fazendo-o se interessar pelos serviços.

Por meio do Google Meu Negócio, portanto, o empreendedor poderá elevar ainda mais a visibilidade da empresa e, dessa maneira, direcionar o interesse de pessoas que têm a intenção de contratá-la. Os reflexos para o aumento do fluxo de pacientes serão, sem dúvidas, significativos.

Aumentar o reconhecimento

Também por meio do Google Meu Negócio a empresa poderá facilitar o seu reconhecimento pelo cliente, uma vez que ele poderá conferir todas as informações indispensáveis para entrar em contato com o negócio e contratar os serviços.

Além disso, no próprio espaço disponibilizado pela ferramenta os consumidores conseguem fazer avaliações sobre a experiência que tiveram no estabelecimento e publicar comentários a respeito do atendimento. Isso garantirá a aproximação com o público e o aumento da credibilidade.

Organizar informações

Embora muitos consultórios criem sites e blogs para se lançar nas mídias sociais, contar com um ambiente que centralize e organize as informações mais relevantes sobre o negócio é fundamental.

Afinal, dessa maneira o cliente poderá se orientar a partir dos dados em evidência após uma simples busca na plataforma digital. Número de telefone, endereço e e-mail, por exemplo, estarão à disposição de maneira clara e objetiva para todos os que buscam seu estabelecimento.

Como utilizar o Google Meu Negócio?

Para utilizar o Google Meu Negócio para clínicas e divulgar a empresa de maneira eficiente, vale seguir alguns passos para o cadastro e criação do perfil do consultório na ferramenta. Veja quais são essas etapas fundamentais!

Cadastre-se na plataforma

Para gozar dos benefícios da ferramenta é necessário, primeiramente, realizar o cadastro da clínica na plataforma. O processo é bastante simples de se realizar: basta acessar o site do Google Meu Negócio e prosseguir pelo botão “Comece Agora”.

Posteriormente, será preciso criar um e-mail de acesso pelo Google. Caso o empreendedor já tenha uma conta vinculada, o redirecionamento será feito automaticamente. Dessa maneira, será possível fazer o login no ambiente virtual.

Adicione a clínica

Após dar os passos iniciais para a utilização do Google Meu Negócio, o gestor deverá adicionar a clínica. Para tanto, será direcionado para uma página na qual deverá informar os dados principais da empresa, selecionar a categoria do negócio e localizar o estabelecimento no mapa.

É recomendado que, nessa etapa, o gestor adicione o máximo de informações possíveis sobre o consultório médico, de modo que a inclusão na plataforma seja eficaz para a captação de novos pacientes.

Entre os detalhes a serem incluídos nesse momento, é válido elaborar pequenas descrições do consultório médico e anexar fotos dos ambientes externos e internos nas áreas indicadas para a criação do perfil. Sem dúvidas, isso tende a gerar maior segurança ao interessado, elevará o número de pacientes e atribuirá destaque ao consultório no mercado.

Confirme a autorização

Após adicionar a clínica, o empreendedor deverá conferir todos os dados incluídos para a constituição do perfil da empresa, além de confirmar a sua autoridade sobre o negócio.

Isso porque o Google exige que o empresário tenha permissão para gerenciar a conta cadastrada e capacidade para responder por ela. Após averiguar as informações registradas, portanto, marque a caixa de confirmação e selecione a opção “continuar”.

Valide o endereço

Após realizar todos os procedimentos indicados, o Google enviará para o endereço selecionado na etapa uma correspondência, de modo a verificar a veracidade da localização indicada pelo gestor.

Nessa carta, que deverá ser entregue em um prazo de 7 a 15 dias, constará um código de verificação para que o empreendedor acesse e usufrua do serviço disponibilizado pela plataforma. Para validar a localização geográfica, o usuário deverá entrar novamente na área virtual do Google Meu Negócio e, através do painel de controle, prosseguir por meio do botão “Confirmar agora”.

A utilização do Google Meu Negócio para clínicas é um eficiente mecanismo para captar novos clientes e para ampliar o reconhecimento da empresa no mercado. Para gozar dos efeitos positivos dessa ferramenta, no entanto, é importante que o gestor insira o máximo de informações relevantes para convencer o consumidor e para viabilizar o contato em eventuais contratações de serviço.

E então? O que achou das nossas dicas para utilizar o Google Meu Negócio? Para receber mais conteúdos como esse e ficar por dentro de todos os artigos postados, assine a newsletter!