Para auxiliar na gestão das instituições de saúde, é ideal que haja a implementação de um software. Tal sistema otimiza diversas funcionalidades do local, mantendo a segurança dos dados e melhorando a organização.

Uma das ferramentas contidas no software é o prontuário eletrônico, fundamental para arquivo da história clínica do paciente. Com o uso dessa tecnologia, todas as partes envolvidas são beneficiadas, seja a clínica, seja o paciente.

Pensando nisso, abordaremos neste artigo um pouco mais sobre esse uso, ressaltando a importância do prontuário eletrônico, não apenas para organização de dados do local, mas, principalmente, para fidelizar clientes. Confira!

A importância de fidelizar clientes

Primeiro, é preciso entender a importância de buscar a fidelização dos pacientes. Quando se trata de um empreendimento, por muitas vezes, o intuito da administração é aprimorar seus serviços a fim de atrair mais clientes.

Embora seja essencial ampliar o número de pessoas usuárias do produto, é ainda mais importante fidelizar aquelas que já o utilizam. Assim, é importante assegurar a satisfação dos atuais clientes, aumentando a possibilidade de que eles indiquem seu negócio.

Portanto, listaremos agora alguns motivos que levam o prontuário eletrônico a garantir tal fidelização. Continue a leitura!

A segurança no armazenamento

Antes de tudo, vamos esclarecer o que é o prontuário eletrônico. Toda consulta realizada necessita ser registrada. O documento que certifica isso é chamado de prontuário, que reúne os dados de identificação do paciente e seu histórico clínico.

Ao fazer o registro eletronicamente, o profissional garante a proteção das informações contra perdas e más interpretações. Ou seja, é praticamente anulada a possibilidade de extravio ou ambiguidades, situações muito associadas ao prontuário registrado em papel.

Além disso, é cada vez mais frequente o armazenamento em nuvem. Por meio dela, os backups são instantâneos, para manter seguras até mesmo as informações adicionadas mais recentemente.

A manutenção do histórico

Outra questão fundamental do prontuário eletrônico é a capacidade de manter salvo todo o histórico clínico daquele paciente. Isso evita que a cada consulta sejam repetidos os mesmos questionamentos, poupando tempo com repetições e aumentando o vínculo médico-paciente.

Além disso, é de suma importância adicionar todas as informações daquele paciente, desde seus dados de identificação e até mesmo anexar resultados de exames complementares.

Isso ajuda a assegurar a integração das informações daquela pessoa, como veremos a seguir.

A integração e interação

Por fim, precisamos ressaltar a importância da integração e da interação oferecida pelo prontuário eletrônico.

A integração consiste no acesso ao histórico, mesmo que remotamente, desde que concedidas as devidas permissões. Assim, mesmo que a consulta ou procedimento tenha sido realizado em outro local, o registro das ações será unificado ao prontuário.

Por fim, a interação figura como o estabelecimento de vínculo entre a clínica e o paciente. Visto que são armazenadas as informações de contato, é interessante para a clínica manter a comunicação com o paciente, seja enviando lembretes para consultas, seja enviando felicitações em datas comemorativas.

Vimos, portanto, algumas funcionalidades do prontuário eletrônico que auxiliam a fidelizar clientes. Com a tecnologia envolvida no processo, vários aspectos são aprimorados. Uma vez oferecido um serviço de qualidade, aumentam as chances de o paciente ficar satisfeito com o serviço da clínica e, assim, continuar seu cliente.

Agora que você sabe como o prontuário eletrônico auxilia, que tal saber como o ocorre a fidelização fora do consultório?