dia-do-medico-18-de-outubro_destaque
Dia do médico – 18 de Outubro
18 de outubro de 2016
10-perguntas-e-respostas-que-todo-medico-empreendedor-precisa-se-atentar
10 Perguntas e respostas que todo médico empreendedor precisa se atentar
26 de outubro de 2016
outubro-rosa_destaque

Outubro Rosa

Outubro é o mês da prevenção do câncer de mama. O chamado Outubro Rosa remete à cor do laço usado como símbolo mundialmente conhecido pela luta contra a doença. O movimento, que começou nos Estados Unidos, visa mobilizar comunidade, entidades e empresas. Nos anos noventa este laço foi um símbolo criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, para ser distribuído na cidade de Nova York para quem participou da primeira edição da Corrida Pela Cura. Em 1997 entidades do país como Yuba e Lodi fortaleceram a data para incentivar a prevenção do câncer, visando à conscientização por um diagnóstico precoce.

Além de enfeitar os ambientes com laços rosa é comum que espaços públicos, monumentos, prédios, pontes e teatros sejam iluminados com a cor. No Brasil o primeiro local iluminado foi o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, ou Obelisco do Ibirapuera, em 2002. O objetivo é tornar a campanha mais efetiva, com beleza, elegância e feminilidade por tão nobre causa.

A Campanha Outubro Rosa

A cada ano mais pessoas aderem à causa que tem a possibilidade de cura em 95% quando diagnosticada em fase inicial. Os tratamentos também são menos agressivos. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) quase 60 mil casos de câncer de mama serão diagnosticados neste ano. O câncer de mama é o segundo mais incidente na população brasileira, perdendo apenas para o câncer de pele. O mal corresponde a 25% dos casos todos os anos e é o mais comum entre as mulheres. Para as mulheres que estão na pré e pós-menopausa o risco é maior, por isso é importante ficar atenta. Além disso, a mamografia precisa ser feita anualmente a partir dos 40 anos, para prevenir o câncer de mama.

Alguns fatores podem aumentar o risco da doença como obesidade, sedentarismo, álcool e exposição frequente à radiação. Questões relacionadas à produção hormonal como não ter tido filhos, menstruação antes dos 12, não ter amamentado, etc., também são alguns fatores. Além disso, itens genéticos e hereditários como casos na família, histórico de câncer de ovário e alterações genéticas também aumentam a chance de câncer de mama.

Com o Outubro Rosa são realizadas mais mamografias, bem como o estímulo e o ensino do autoexame da mama. A mulher deve sempre procurar por caroços, vermelhidão, pele endurecida, feridas, coceiras, áreas estufadas ou saída de líquido do seio sem apertá-lo. Por isso é importante sempre fazer o autoexame durante o banho ou quando for trocar de roupa, por exemplo. Se encontrar pequenos caroços, alterações no mamilo, pequenos nódulos é importante buscar um médico o mais rápido possível.

Confira algumas dicas para prevenir:

  • Faça atividades físicas;
  • Amamente;
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Mantenha o seu peso adequado;
  • Alimente-se bem.

O Doctor View apoia a campanha e incentiva a conscientização em clínicas e consultórios pelo país. Se quiser conhecer mais sobre as nossas soluções de softwares para estabelecimentos médicos, consulte o nosso site. Temos um sistema completo com recursos inteligentes e modernos para otimizar diversos processos em sua clínica. Todas as ações alocadas em apenas um sistema com a Doctor View.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X
Share This