Equipe integrada: a importância dessa característica para o bom atendimento ao paciente

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Médico ou empreendedor? Como aliar essas duas funções
18 de agosto de 2017
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Equipe integrada: a importância dessa característica para o bom atendimento ao paciente

O trabalho em equipe tende a ter muito mais força do que o individual. Por isso, se você conseguir que a sua equipe reúna esforços em prol de um objetivo comum fica mais fácil dele ser alcançado. Esse cuidado precisa ocorrer desde o processo seletivo dos profissionais que trabalharão com você, afinal, pode-se notar se a pessoa tem proatividade e trabalha em consonância com a cultura organizacional do consultório. Por outro lado, só se conhece um colaborador quando ele está, de fato, trabalhando diariamente.

Neste momento é hora de analisar cautelosamente o desempenho do profissional a fim de saber se ele deve, ou não, fazer parte da sua equipe realmente. Deste modo, você forma um verdadeiro time, integrado e capacitado.

Sabemos que é difícil não haver algum problema de convívio ou intrigas em um grupo, principalmente se este é muito grande. Mas um bom gestor de consultórios deve ter o feeling para notar essas situações e cortá-la logo que se inicie. Com isso, as pessoas saberão que tem em você um líder com quem pode se contar, mas nem por isso alguém que não fará as cobranças necessárias ao desenvolvimento do consultório médico.

A equipe integrada, em que todos os setores se interconectam profissionalmente e em informações, propicia um atendimento mais focado e personalizado. Os pacientes esperam por isso e deseja ser atendimento com respeito, atenção e foco. Ninguém retorna a um consultório em que foi mal atendido, seja por um médico, um técnico ou recepcionista. Por isso é tão importante pensar na formação da equipe, bem como em sua capacitação.

Outro ponto importante é que uma ação positiva pode levar a outra. Dessa forma, quando um profissional atua com uma postura positiva acaba “contaminando” toda a equipe a fim de que ajam da mesma maneira. Entende o que significa partilhar a cultura da empresa?

 

Para conseguir essa equipe integrada realize algumas ações:

Mantenha um discurso único: não trate com diferenciação nenhum profissional da sua equipe e tenha um discurso único com foco no objetivo principal do consultório.

A comunicação integrada também é importante para que todos recebam os mesmos conteúdos e informações ao mesmo tempo. Logicamente que você pode manter a base comunicacional e modificar conteúdos relacionados à cada área.

Trabalhe a motivação. Uma equipe motivada tende a trabalhar e mais focada. Ao notar que os bons resultados são exaltados, os profissionais tendem a melhorar o seu desempenho em todas as suas ações.

Oriente, coordene e se coloque como líder. A sua equipe precisa confiar em você ver em você um profissional para contar em todos os momentos.

Por isso, a fim de melhorar o atendimento aos seus pacientes, melhore a sua equipe! Pense em capacitação, realização de cursos, palestras e o que mais for necessário para formar um time realmente focado no cumprimento das metas.

Os pacientes sentirão a diferença, bem como você mesmo, facilitando o processo de gestão dos setores. Perde-se menos tempo com retrabalhos ou resolução de problemas com pessoal e ganha-se mais focando em projetos inovadores e melhorias.

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