O trabalho em equipe tem muito mais força do que o individual e não é diferente na área de saúde. Por isso, se você conseguir que a sua equipe reúna esforços em prol de um objetivo comum fica mais fácil alcançá-lo. E o foco sempre deve ser oferecer um bom atendimento ao paciente.

O cuidado para formar uma boa equipe precisa ocorrer desde o processo seletivo dos profissionais que trabalharão com você, observando se o candidato tem proatividade e trabalha em consonância com a cultura organizacional do consultório.

Neste texto, falaremos mais sobre a importância de uma equipe integrada para o bom atendimento do paciente e algumas dicas de como formar esse time. Acompanhe!

Qual a importância de uma equipe integrada na área de saúde?

Após contratar um novo funcionário, é preciso analisar cautelosamente o seu desempenho a fim de saber se você deve, ou não, mantê-lo na sua equipe. Afinal, só se conhece um colaborador quando ele está, de fato, trabalhando diariamente. Cada pessoa é importante na formação de um verdadeiro time, integrado e capacitado.

Sabemos que é difícil não haver algum problema de convívio ou intrigas em um grupo, principalmente se este é muito grande. Mas um bom gestor deve se manter atento para essas situações e intervir logo no início.

Com isso, as pessoas saberão que têm em você um líder com quem pode se contar. Vale destacar que isso não significa, porém, deixar de fazer as cobranças necessárias ao desenvolvimento do consultório médico.

Ter uma equipe integrada, em que todos os setores se interconectam profissionalmente e em informações, é importante para o consultório ou clínica, pois:

  • propicia um atendimento ao paciente mais focado e personalizado;
  • ajuda a alcançar as expectativas dos pacientes, que desejam ser atendidos com respeito, atenção e foco;
  • aumenta a chance de retorno no paciente, pois ninguém retorna a um consultório em que foi mal atendido, seja por um médico, um técnico ou recepcionista.

Por isso é tão importante pensar na formação da equipe, bem como em sua capacitação.

Outro ponto importante é que uma ação positiva pode levar a outra. Dessa forma, quando um profissional atua com uma postura positiva acaba “contaminando” toda a equipe para agir da mesma maneira. Isso é uma forma de partilhar a cultura da empresa.

Como tornar a sua equipe mais integrada?

Existem algumas ações que o gestor pode colocar em prática para ajudar a sua equipe a ser mais integrada.

Mantenha um discurso único

Não trate com diferenciação nenhum profissional da sua equipe e tenha um discurso único com foco no objetivo principal do consultório. A comunicação integrada também é importante para que todos recebam os mesmos conteúdos e informações ao mesmo tempo, assim, todos os funcionários “falam a mesma língua”.

É lógico, porém, que você pode manter a base comunicacional e modificar conteúdos relacionados a cada área dentro do estabelecimento.

Trabalhe a motivação

A motivação está relacionada à satisfação dos funcionários dentro da empresa. Isso é consequência de diversos fatores, como valorização, senso de grupo e relacionamento interpessoal.

Uma equipe motivada tende a trabalhar mais e a ser mais focada. Ao notar que os bons resultados são exaltados, os profissionais melhoram o seu desempenho em todas as frentes.

Oriente, coordene e se coloque como líder

A sua equipe precisa ver em você um profissional com o qual se pode contar em todos os momentos, alguém em quem podem confiar. O líder é o modelo para o restante da equipe, por isso comece demonstrando atitudes de trabalho em equipe e integração com os outros membros, sendo o exemplo de como trabalhar no seu estabelecimento.

Invista em capacitação para a equipe

A fim de melhorar o atendimento ao paciente, invista no aperfeiçoamento da sua equipe! Pense em capacitação, realização de cursos, palestras e o que mais for necessário para formar um time realmente focado no cumprimento das metas. Os temas que podem ser abordados nos treinamentos incluem:

  • aperfeiçoamento em atendimento ao público;
  • trabalho em equipe;
  • ferramentas de comunicação (com o paciente e com a equipe).

Os pacientes e você mesmo sentirão a diferença, facilitando o processo de gestão dos setores. Perde-se menos tempo com retrabalhos ou resolução de problemas com pessoal e ganha-se mais focando em projetos inovadores e melhorias

Como a tecnologia pode ajudar nesse processo?

A tecnologia é uma aliada dos estabelecimentos de saúde em todas as áreas, tanto na assistência direta ao paciente (tecnologias diagnósticas, de tratamento), como nas questões administrativas. Ela pode também ajudar a tornar a sua equipe mais integrada, por meio de ferramentas que facilitam a comunicação e tornam mais claras as trocas de mensagens entre os membros.

Prontuário online

prontuário eletrônico é a versão digital do prontuário do paciente. Todas as informações da pessoa são registradas, armazenadas e controladas no meio digital, incluindo dados pessoais, consultas, resultados de exames, prescrições. Tudo fica guardado em um só lugar, que pode ser acessado por meio da internet em qualquer dispositivo móvel.

Essa ferramenta ajuda na integração da equipe, pois facilita a troca de informações sobre o paciente entre os membros da equipe. Tudo de importante é registrado e pode ser acessado por diferentes pessoas ao mesmo tempo, evitando divergências. Além disso, não há problemas com a legibilidade do que foi escrito, dificuldade comum na área da saúde.

Agenda online

Utilizar a tecnologia de agendamento online facilita a comunicação entre os membros da equipe e entre a equipe e o paciente. Com essa ferramenta, toda a marcação e desmarcação de consultas é feita online e o próprio paciente pode realizá-la.

Todos os profissionais têm acesso à agenda e visualizam os horários de forma organizada. Assim, não há dúvidas quanto aos agendamentos da clínica e os colaboradores podem se organizar de acordo com eles. Outra vantagem é que os profissionais de saúde podem acessar a agenda mesmo quando não estão no estabelecimento, e não precisam contatar a secretária a todo momento.

O ideal é que o prontuário eletrônico e a agenda online, assim como outras ferramentas, estejam integrados em um software de gestão para clínica e consultórios, proporcionando uma integração de todas as informações importantes. Esse sistema reúne também facilidades para a gestão financeira, administrativa e de pessoal.

O fato de o sistema poder ser acessado a qualquer momento traz vantagens para a comunicação dos membros, além de aumentar a produtividade da equipe, já que os processos se tornam mais práticos e rápidos.

Uma equipe bem integrada é reflexo de um trabalho de qualidade dentro do estabelecimento de saúde e, portanto, é um dos pontos-chaves para oferecer um atendimento ao paciente eficiente e de qualidade.

Ficou interessado no assunto? Então aproveite para continuar a leitura e saiba mais sobre o software de gestão para clínicas e consultórios!