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2 de agosto de 2016
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Como qualquer outra empresa, as clínicas e consultórios costumam passar por dificuldades na fidelização dos clientes. No entanto, devido às características da área, eles precisam adotar estratégias diferentes para poder conquistá-los. Para ajudar os profissionais, criamos esse artigo com dicas para fidelizar pacientes em clínicas e consultórios.

Otimize o atendimento

É imprescindível aperfeiçoar o atendimento de uma forma geral, do primeiro contato ao suporte pós-consulta. A um bom profissional não basta se preocupar com o paciente, ele precisa demonstrar que possui essa preocupação. Por isso é essencial conhecer bem cada cliente, lembrar-se do seu nome, conhecer seu histórico, responder todas suas dúvidas e mostrar-se sempre disponível. É importante ler seu arquivo antes de cada consulta. Trate cada paciente como se fosse o único.

Humanize o atendimento

Para se manterem felizes e satisfeitos, os seres humanos precisam que suas necessidades básicas sejam atendidas. Avalie cada paciente e ponha-se no lugar dele para poder tratá-lo como ele desejaria. Ser amável e atencioso é essencial, e conhecer a condição humana é um ponto a favor para qualquer profissional da saúde.

Organize a agenda

Uma das melhores maneiras de perder um cliente é sendo desleixado com a agenda. E mesmo que você seja cuidadoso nesse quesito, é necessário checar os horários e acompanhar o andamento dos pacientes com frequência. Erros na agenda podem acontecer mesmo com profissionais atenciosos.

Lembre o paciente das consultas

Sabemos que muitas pessoas são desligadas e acabam se esquecendo de compromissos importantes. Nessas horas é importante ter um sistema que as lembre, através de SMS, de horários marcados. Mesmo que o paciente não tenha esquecido, ele se sentirá importante por você não ter se esquecido dele. E lembretes também facilitam a organização dos horários, pois impedem que a agenda fique bagunçada.

Congratule o paciente em datas importantes

Lembrar-se do aniversário e de datas importantes é mostrar que você também se interessa pela pessoa do paciente. Garanta que todos os clientes receberão mensagens que os felicitam no dia do seu nascimento. Desejar coisas boas é uma das melhores formas de aproximação.

Valorize o paciente também no pós-consulta

Esse fator é fundamental para a fidelização do cliente, porque é no pós-consulta que ele decidirá se continuará na sua clínica ou irá procurar outra. Não se esqueça de dizer a seus pacientes que eles podem lhe contatar quando tiverem dúvidas. Se eles enviarem e-mails, responda-os e faça perguntas sobre seu estado. Estar disponível não é apenas importante, é essencial.

Ofereça praticidade no serviço

Mantenha flexibilidade no agendamento, permitindo que os pacientes mudem o horário sob certas condições. Além disso, atenda-os em situações de emergência e crie hábitos que agilizam os processos.

Ouça o paciente

O paciente sempre tem algo a dizer, e por isso você deve incentivá-lo a falar. Peça sugestões, opiniões e pergunte se ele tem alguma dúvida. Você despertará confiança se mostrar que deseja ouvi-lo.

Conte com um software

Hoje em dia a clínica que não possui um software perde clientes para a concorrência que está utilizando. Ele ajuda a organizar e gerenciar todos os processos. E saiba que se você optar pelo nosso software poderá aplicar as dicas acima com muito mais facilidade. 

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