dicas-de-capacitacao-para-equipe-de-atendimento-do-seu-consultorio_1
Dicas de capacitação para a equipe de atendimento do seu consultório
6 de março de 2017
medicos-nas-redes-sociais-quais-sao-as-melhores-praticas_destaque
Médicos nas Redes sociais, quais são as melhores práticas?
28 de março de 2017
como-ser-competitivo-no-mercado-por-meio-da-fidelizacao-de-pacientes_destaque

Como ser competitivo no mercado por meio da fidelização de pacientes

Foi-se o tempo em que apenas um bom, preciso e competente atendimento médico era o suficiente para manter um paciente fidelizado e satisfeito com os serviços do consultório. A concorrência aumentou consideravelmente de anos para cá, e cada vez mais as clínicas médicas têm se munido de diversas estratégias para captar e fidelizar cada vez mais seus pacientes.

Hoje em dia, para que o paciente retorne à clínica ou ao consultório, toda a sua experiência de atendimento, desde o agendamento até o pós-consulta, devem ser personalizados, humanizados e sempre voltados ao bem estar do paciente, que é o que faz que as clínicas possam crescer e ter sucesso.

Neste sentido, está se tornando cada vez mais usual e importante para um estabelecimento de saúde utilizar estratégias do marketing digital para manter o seu público, os pacientes, fidelizados. A vantagem dessa fidelização vai além da manutenção de um número razoável de atendimentos, pois os pacientes fiéis tendem a indicar e recomendar os serviços de consultórios para conhecidos, amigos e pacientes. Tudo isso faz com que o trabalho de sua clínica se torne ainda mais competitivo, eficiente e com crescente qualidade.

Como fidelizar seus pacientes?

Uma das formas mais convencionais de realizar essa fidelização é fazer com que o paciente se sinta confortável dentro da clínica, desde a sala de espera até a sala de consulta. Para isso, mime seu paciente com balas, chás, revistas (novas), uma programação interessante na TV e um ambiente agradável, aconchegante e com decoração de bom gosto, viva e harmoniosa.

Prepare sua equipe para realizar um atendimento personalizado, com gentileza e muita cordialidade, afinal, o paciente que se sente especial em todos os momentos de sua experiência com a clínica certamente retornará!

O marketing digital pode ser um ótimo aliado na fidelização

Uma forma de o paciente se sentir especial e se tornar mais fiel à sua clínica é através do envio de emails com conteúdo relevante e personalizado para sua caixa de entrada. Esta é uma maneira de o paciente perceber que está lidando com profissionais comprometidos com a qualidade do atendimento e com o bem-estar de seu público. Mas neste momento, cabe usar a cabeça: gere conteúdo que seja adequado a cada paciente - leve em conta faixa etária, características físicas e outros fatores para uma disseminação de conteúdo mais sintonizada com os possíveis interesses daquele cliente.

Nesse mesmo movimento, uma forma de demonstrar que o paciente é importante para o consultório é enviar uma mensagem SMS a ele em datas comemorativas como em seu aniversário, por exemplo. Estreite a relação entre a clínica e o paciente, afinal, ele é a engrenagem mais importante deste sistema, sem a qual não existiriam atendimentos ou rendimentos.

Tenha uma boa presença online. Agregue um blog à sua página na internet, com geração de conteúdos interessantes e que mostrem ao paciente o conhecimento e a competência do trabalho realizado no estabelecimento.

Mantenha ainda perfis nas redes sociais sempre atualizados, e de preferência, com linguagem leve e bem-humorada. Para consolidar ainda mais a fidelização de seus pacientes, não deixa de responder a todos que interagem nas redes sociais. Suas perguntas, elogios e até mesmo críticas são muito importantes para reforçar uma boa imagem pública do consultório e dos profissionais que lá trabalham.

Utilize um software de gestão para consultórios que incentive e propicie o crescimento de sua clínica. Use o Doctor View! Agende uma demonstração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X
Share This