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Como o marketing digital pode ajudar meu consultório?

Com certeza, você conhece o famoso marketing digital. Atualmente, a grande maioria das ações de marketing se dá no meio digital, afinal, este é mais viável, barato, mensurável e direcionável. Mas por quê?

Uma chamada de 30 segundos em rede nacional pode ser superior a R$ 700 mil em horário nobre! Com esse valor, você consegue anunciar muitas vezes mais nas redes sociais. É mensurável, pois você consegue saber quantas pessoas foram atingidas e quem elas são. Desse modo, o seu público-alvo fica mais definível: sabe-se idade, sexo, localização, interesses e muito mais! Dessa forma, você pode direcionar a comunicação das suas campanhas para esses públicos.

Vale destacar que a área médica deve ter muito cuidado no que concerne a publicidade. Existe um Manual de Publicidade Médica, feito pelo Conselho Federal de Medicina, que precisa ser seguido à risca para que você não tenha problemas no futuro. Por exemplo: você deve evitar colocar fotos dos pacientes, bem como frases que remetem a promessas de curas ou como se o seu consultório fosse o “melhor do mundo”. Leia o manual e fique atento às regras!

De qualquer forma, ainda há muito espaço para realizar ações de marketing digital com conteúdo pertinente, inteligente e direcionado para público certo.

Plano de mídia

Invista em um plano de mídia que preveja todas as frentes de trabalho de marketing digital. Assim, você define todas as campanhas que precisam ser feitas, seus moldes, públicos, valores a serem investidos e demais planejamentos. Com tudo devidamente documentado, você sabe para onde é preciso direcionar a sua verba em marketing e como fazê-la render ainda mais

Use as redes sociais a seu favor

O ideal é contratar uma agência que realize o trabalho de forma profissional para você. Você pode ter redes sociais do seu consultório com a devida atualização e manutenção. Para isso, as postagens devem ser periódicas e impulsionadas (quando você investe um valor para que o seu conteúdo seja mais visto pelas pessoas interessadas no que o consultório oferece). Além disso, conteúdo publicado precisa ser atual, relevante e pertinente.

As redes sociais preveem interação e esta precisa ser bem dinâmica! Por isso, é necessário ter uma pessoa para responder às perguntas das pessoas com exatidão e rapidez. Normalmente, terá um bom fluxo de mensagem, pois as pessoas preferem perguntas pelas redes sociais do que por telefone ou presencialmente. Mas atenção! As regras do Manual também dizem que não se pode passar por esses meios valores de procedimento, consultas e afins, bem como descontos ou formas de pagamento.

Conteúdo pertinente

Ter um blog do seu consultório é uma ótima maneira de adquirir pacientes. Com isso, você oferece conteúdo interessante ao seu público. Garanta que os textos sejam curtos e leves mas, ao mesmo tempo, atuais e bem escritos. O seu paciente não deseja ler conteúdos repetidos ou com temas “batidos”, procure por novidades, novos procedimentos, avanços tecnológicos e, por fim, inclua como o seu consultório pode ajudá-lo.

Esses conteúdos podem ser organizados em newsletter e enviados por e-mail com certa periodicidade. Mas só envie para quem você tem autorização para fazê-lo! Se você pede, em seu cadastro, o contato de e-mail do cliente, pergunte a ele se pode enviar estes informativos. Caso ele não deseje receber, não insista. De nada adianta mandar conteúdo para quem não se interessa por ele. Você só deixará a pessoa irritada e descontente com o seu consultório.

O site do consultório

Um consultório que se preze tem um site bem estruturado, responsivo e atualizado. Nele é preciso constar informações básicas, como a história do local, profissionais que atuam, áreas de atuação, localização e demais informações pertinentes. Você pode inserir os planos de saúde atendidos, bem como um breve resumo de cada procedimento, exame, ou especialidade presente no consultório.

Invista em bom conteúdo e foque em produções bem explicadas, breves e sem muitos termos médicos. Pense que o público que lê é leigo em diversas questões de ordem médica e precisa entender a sua proposta.

O seu blog também pode estar ligado ao site para que possua mais alcance. Para que o seu site funcione bem, tenha um bom suporte de criação e hospedagem.

Assessoria de imprensa

Se você não tiver um setor, pode ter uma empresa que realize assessoria de imprensa para o seu consultório. Dessa forma, esta pode produzir materiais, como os releases, referentes ao consultório é enviar para mídia. Esta poderá buscar o local para criação de reportagens. Com isso, o seu consultório aumenta a sua visibilidade no local de atuação.

Seja notado na internet

Para que as pessoas encontrem o seu consultório o seu site precisa ser de boa navegabilidade, os seus conteúdos precisam ser relevantes, pertinentes e livre de cópias, você deve disponibilizar materiais interessantes (como e-books) e muito mais. Os mecanismos de busca levam tudo isso em consideração, além disso, você também pode investir para aparecer mais nas buscas. Por isso, entre em contato com agências que pode te auxiliar nessas questões mais técnicas.

Foco no atendimento

As estratégias de atendimento também influenciam no marketing digital. Além das do Facebook, por exemplo, você também pode promover atendimentos via WhatsApp e SMS. Esses mecanismos podem ser usados para marcar e confirmar consultas, exames e procedimentos médicos. Vale destacar que é preciso ter uma estrutura profissional sólida para que este processo funcione a contento.

Trabalhe a mensuração

Os dados não mentem, por isso, leve-os muito em consideração. Existem ferramentas que mensuram os resultados de acessos, conversões e afins no meio digital, por isso, conte com profissionais que produzam relatórios frequentes para você. Estes podem ser grandes termômetros do que funciona e o que não funciona em sua comunicação. Com isso, você melhora as palavras-chave dos conteúdos produzidos, fica por dentro de quais temas chamam mais a atenção dos pacientes e quais conteúdos esperam. Normalmente, as pessoas gostam de dicas rápidas de saúde, listas com o que devem ou não fazer em relação a isso e tudo relacionado a conteúdo de fácil leitura.

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