O seu paciente deve ser o principal foco do seu consultório, nunca se esqueça disto! São eles que garantem o sucesso, e, portanto, o lucro do seu negócio. Há quem pense que agindo da mesma forma que agiu por anos fidelizará clientes, mas não funciona mais assim. O mercado está cheio, arrisca-se dizer até saturado, em diversas áreas, inclusive em consultórios médicos. Logo, é necessário se destacar neste mar de possibilidades ofertadas aos pacientes.

Antigamente, em uma cidade média ou pequena, existia apenas um ou dois especialistas. Desta forma, as pessoas não tinham lá muitas opções. Por isso, os profissionais não se preocupavam em atender os pacientes de forma diferenciada e personalizada. Isso mudou e você precisa mudar junto!

Para modificar, é necessário ter uma equipe engajada nesta mutação. Por isso, tenha em seu time pessoas comprometidas com o desenvolvimento e crescimento do consultório. Logicamente que, ao escolher os profissionais, este deve ser um pré-requisito, mas, em geral, é possível capacitar a equipe a fim de que possuam a mesma postura diante de problemas e situações corriqueiras.

Você pode oferecer cursos de coaching e treinamentos com palestras ministradas por profissionais da área, a fim de melhorar o desempenho das pessoas que trabalham com você. E não importa a área em que atuem; recepcionistas, auxiliares, médicos, técnicos, todos devem ter a mesma capacidade e postura no atendimento.

Com isso, você atende de maneira personalizada! Da primeira à última pessoa com quem o paciente tem contato, todos devem chamar o paciente pelo nome e interagir com educação e bom humor, demonstrando preocupação e fazendo com que ele se sinta único naquele ambiente.

Certamente, ele sairá de lá satisfeito e indicará o seu consultório para outras pessoas. A fidelização continua quando você envia mensagens de felicitações no aniversário, newsletter com temas pertinentes e que se encaixem com o perfil do seu público, bem como por meio da interação inteligente via redes sociais. As pessoas valorizam o cuidado, a educação, a personalização e tato dos profissionais de consultórios médicos. Invista nisso!

Além disso, mantenha em sua equipe apenas os profissionais que sabem lidar com pessoas. Independente dos problemas pessoais, levem um sorriso no rosto e o objetivo comum de tratar os pacientes da melhor maneira possível. Com isto, você terá um time e uma equipe, e não simplesmente funcionários que repetem ações diárias, focados em processos e não em resultados. Há de se fazer parte da cultura do seu consultório o atendimento adequado a cada paciente, independente se é aquele que raramente precisa de algum atendimento ou o que vai com frequência.

Se você estiver enfrentando problemas com os seus colaboradores, tente verificar a causa. Pode ser apenas uma pessoa que está desestabilizando a equipe como um todo, bem como pode ser falta de preparação dos profissionais ou mesmo a necessidade de renovação completa do quadro de funcionários. Faça esse diagnóstico antes de inserir qualquer ação de capacitação com seus colaboradores.

Com uma equipe coesa, empenhada e que visa resultados, fica muito mais fácil oferecer o melhor para o seu paciente.

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