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Dicas de gestão para clínicas/consultórios

De repente você, que é médico, se vê realizando o sonho de abrir o próprio consultório, independente de continuar ou não trabalhando em outras clínicas ou hospitais. Esse sonho, no entanto, infelizmente pode se transformar em pesadelo, se você não estiver preparado para administrar o estabelecimento. Pensando nisso, separamos algumas dicas de gestão para clínicas e consultórios médicos que podem ser muito úteis, tanto para quem está começando quanto para aqueles que já consolidaram seus empreendimentos de saúde.

1. Divulgue sim, mas com consciência

Ao falar em gestão de qualquer tipo de negócio, a divulgação é um dos principais aspectos. É ela que vai trazer novos pacientes e conquistar de uma vez por todas aqueles que já são. E extremamente importante que os médicos invistam em campanhas de marketing, especialmente usando a internet, que tem um potencial de comunicação tão interessante.

No entanto, não se pode esquecer-se de observar o que o código de ética diz a respeito disso. Não se pode, em hipótese alguma, causar qualquer constrangimento para o paciente ou mesmo lançar mão do sensacionalismo para chamar a atenção. Sempre tenha esse cuidado antes de fazer qualquer divulgação.

2. Prontuários eletrônicos

Essa é uma grande ferramenta para os médicos que administram seus consultórios, pois torna tudo mais prático: em apenas alguns cliques, você tem acesso ao histórico do paciente, quais remédios ele já tomou, possíveis intolerâncias, tratamentos que não funcionaram e todos os outros dados necessários. E o melhor: pode ter tudo isso no seu celular ou tablet. O software Doctor View conta com esse recurso, que além de facilitar a rotina, ajuda a otimizar o espaço, pois não serão mais necessários aqueles arquivos imensos para guardar prontuários em papel. Não deixe de conhecer!

3. Invista em call center

O atendimento por telefone em uma clínica é muito importante, pois com ele o paciente pode se informar sobre os serviços oferecidos, horário de funcionamento, se o convênio médico que ele tem é atendido e marcar as consultas. Para isso, ter uma secretária é fundamental, visto que para o médico é praticamente impossível realizar as consultas e ainda cuidar dos atendimentos ao telefone.

4. Finanças sob controle

Tudo que diz respeito aos gastos e receita deve ser controlado, caso contrário, você pode, por exemplo, reduzir a margem de lucratividade sem nem saber porquê. Para evitar esse tipo de problema, dê atenção especial aos recibos do pagamento das consultas e do que você paga aos seus fornecedores.

5. Use a internet a seu favor

Torne virtuais todas às operações que forem possíveis. Atualmente, existem muitos aplicativos que facilitam a relação entre médicos e pacientes. É muito melhor armazenar informações utilizando bancos de dados online.

6. Ofereça um diferencial

Veja o seu paciente como um cliente. O que o seu consultório pode oferecer que os outros não oferecem? Talvez, enviar aos pacientes um material em linguagem simplificada sobre o medicamento que ele irá utilizar ou sobre a doença com a qual foi diagnosticado. Apenas um exemplo para mostrar que é importante buscar formas de se destacar.

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