como-proteger-seus-dados-de-ataques-virtuais_destaque
Como proteger seus dados de ataques virtuais
31 de agosto de 2016
Silver stethoscope on modern silver keyboard
Como a tecnologia otimiza o dia a dia em um consultório médico?
10 de setembro de 2016
5-maiores-erros-na-administracao-de-consultorios-medicos_destaque

5 Maiores erros na administração de consultórios médicos

Tem sido cada vez mais comum encontrar médicos exercendo também o papel de empreendedores, à medida que administram os seus próprios consultórios ou clínicas particulares. Naturalmente, esse profissional é capacitado para o exercício da medicina, portanto, é comum que tenha algumas dificuldades com o aspecto administrativo.

Abaixo, separamos os maiores erros que podem ser cometidos na gestão de um consultório. Para os profissionais da área, é importante ficar bastante atento para evitar cometê-los.

1. Não separar as contas do consultório

São muitos os médicos que lidam com as contas do consultório junto com as suas contas particulares, o que é uma grande falha. Ao misturar as duas coisas, é muito mais difícil visualizar qual está sendo a margem de lucro do empreendimento, onde está sendo gasto mais dinheiro, em que é possível economizar. Muitos acabam desequilibrando seriamente as suas finanças por fazer essa simples confusão.

Não se esqueça: olhe para o seu consultório como se fosse uma empresa, portanto, mantenha as contas separadas.

2. Dispensar o trabalho de uma secretária

Há quem acredite que manter uma secretária no consultório é uma despesa muito grande e que pode fazer o papel dela enquanto atende os pacientes. Isso não é verdade. A secretária vai cuidar do gerenciamento, marcar e desmarcar consultas e exames, pode preencher as fichas com informações preliminares dos pacientes, ficar atenta ao telefone e inúmeras outras atividades que exigem atenção.

Atender os pacientes e realizar todas essas tarefas ao mesmo tempo é praticamente uma certeza de que falhas vão ocorrer, podendo comprometer a imagem do consultório e do médico. Por isso, evite abrir o seu próprio espaço de atendimento sem ter uma secretária trabalhando ao seu lado.

3. Falta de otimização

Ter sistemas separados para controlar a agenda, os prontuários, as contas e todos os outros dados é algo desnecessário nos dias de hoje e que serve apenas para deixar a rotina mais lenta. Conheça o Doctor View, um software integrado para a gestão de consultórios, que reúne todas as informações em um único programa, facilitando muito a sua administração. Com ele, o cotidiano do consultório fica mais dinâmico e perde-se menos tempo em cada atividade.

4. Não investir em marketing e divulgação

Nunca é demais ressaltar que o consultório precisa ser visto a partir de uma perspectiva empreendedora, caso contrário, alcançar o sucesso torna-se muito mais difícil. Por isso, é fundamental investir em divulgação, principalmente considerando que a internet possibilita isso com custos muito baixos. Se houver a possibilidade de planejar e executar campanhas de marketing mais elaboradas, também serão muito bem-vindas.

5. Não se preocupar com a gestão financeira

O foco do médico é atender os pacientes para melhorar a sua saúde e qualidade de vida, o que deve ser mantido. Mas quando a gestão financeira não é levada em conta, problemas graves podem acontecer, exigindo até o fechamento do estabelecimento. É muito importante, por exemplo, cuidar do fluxo de caixa semanalmente, além de separar as contas conforme foi mencionado no primeiro item. Se necessário, solicite os serviços de um contador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X
Share This