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5 dicas para usar o marketing digital em prol do seu consultório

Ter um consultório médico e mantê-lo bem no mercado é uma tarefa difícil. Isso ocorre porque o mercado está cada vez mais concorrido e há mais facilidades para se abrir um novo negócio. Por isso, fica para trás quem não se atualiza e não melhora os seus processos a fim de fidelizar pacientes.

Por melhor profissional que você seja, se opta por ter um consultório próprio, precisa pensar na marca dele. Quando falamos em marca, falamos mais do que uma logo que representa o seu espaço, mas sim como ele é visto no mercado, quais as interações dele com o público-alvo, o que ele faz para se destacar e fidelizar e muito mais.

Dessa maneira, o marketing digital vem para facilitar esse processo de fortalecimento de uma marca, afinal, é muito mais barato do que o marketing em mídia offline. Se você compra uma página de revista especializada ou de jornal, o espaço de um outdoor ou algo semelhante, você até poderá atingir alguém que corresponde ao seu público-alvo, mas não há como controlar isso e diversas pessoas que não tem interesse em seu consultório também terão acesso àquele material. Isso não parece dinheiro jogado fora?

Com o marketing digital não. É fácil direcionar exatamente quem você deseja atingir, de que maneira deseja atingir, por valores menores e com o benefício da mensuração. É possível mensurar quem de fato entrou em contato com as suas campanhas de marketing. Não é maravilhoso?

Por isso, separamos cinco dicas de marketing digital para você usar a favor do seu consultório:

1 - Planeje com cuidado:

Antes de iniciar qualquer campanha de marketing digital, você precisa se planejar. Deverá definir se você mesmo, uma equipe interna ou uma agência externa fará o trabalho. É preciso definir o seu público-alvo, personas (descrição de possíveis clientes de maneira mais detalhada), tipo de conteúdo a ser produzido, quais meios serão usados (site, redes sociais, newsletter, e-mail marketing, etc), se deseja alavancar os seus conteúdos com técnicas SEO, usar Google Adwords, etc.

Se você ainda se sente inseguro em investir nessa área, comece pelo básico e aos poucos amplie os seus canais. Quanto ao conteúdo, planeje com antecedência os temas para criar um conteúdo interessante e não repetido. Com um bom planejamento, suas estratégias de marketing digital têm tudo para dar certo.

2 - Fidelize o paciente

Existem diversas maneiras de fidelizar os pacientes por meio do marketing digital. Ao fazer o cadastro da pessoa no consultório, é comum pedir um endereço de e-mail. Assim, você já tem certa permissão de enviar e-mail marketing ou newsletter para eles. Mas não se esqueça de que esses materiais precisam ser produzidos de acordo com o perfil do paciente. Interessa a uma pessoa de 22 anos receber um e-mail marketing com serviços para a terceira idade, por exemplo? Pode ser que sim, mas para uma pequena parcela. Para atingir mais pessoas, você deve direcionar os canais e os conteúdos de forma adequada e consonante com os interesses.

Além disso, um bom tratamento nas redes sociais, por exemplo, é ótimo para fidelizar clientes. As pessoas se sentem importantes, bem atendidas e o tratamento personalizado fortalece esse vínculo. Enviar um SMS ou um e-mail no dia do aniversário do seu paciente também é uma ótima estratégia e possui o mesmo efeito que o item anterior.

3 - Mantenha site e rede social atualizados

De nada adianta ter um site maravilhoso, se ele não tiver informações e se estas não forem atualizadas. Se você possui um site, ele precisa ser visualmente agradável, limpo e com acessibilidade. Precisa conter informações importantes, como a história do seu consultório, a equipe, as áreas de atuação, os serviços oferecidos, os planos atendidos, a localização, o contato e o que mais for pertinente ao seu espaço. Ter um blog interligado ao seu site é ainda melhor (vamos tratar mais disso no próximo item). Dessa maneira, deixe tudo atualizado e organizado para que o seu paciente não tenha dificuldade no acesso.

O mesmo vale para as redes sociais. Não passa qualquer credibilidade ter uma rede social desatualizada, e pior: que não responde as mensagens. Se você não tiver um profissional empenhado nessa tarefa, é melhor não ter uma conta em uma rede social. As pessoas tendem a buscar muitas informações nela, por isso, fique atento às potencialidades dessa mídia.

4 - Produza conteúdo útil e de qualidade

Nada de mais do mesmo. O seu paciente quer ler conteúdo interessante e que realmente acrescente conhecimento à sua vida. Produza textos nem muito longos, nem muito curtos para conquistar a leitura das pessoas. O ideal é que ele possua palavras-chave relacionadas ao seu consultório, para que seja mais encontrado nos mecanismos de busca.

Além disso, opte por listas e textos com subtítulos bem demarcados, afinal, estes costumam chamar mais a atenção do leitor. Por isso, é interessante ter um blog para o consultório também com periodicidade de atualização. Esses conteúdos podem ser replicados nas redes sociais, o que facilita o compartilhamento pelas pessoas. Outros potenciais pacientes terão acesso a esse conteúdo e verão que está interligado com o seu espaço. Isso confere mais credibilidade para o consultório.

5 - Não esqueça a mensuração

Ppara saber se as suas estratégias de marketing estão de fato funcionando, é necessário mensurar. Mensurar o número de cliques no site ou no blog, o acesso às redes sociais e quais horários são melhores para postagem. Existem muitas ferramentas online e gratuitas que te ajudam na mensuração e facilitam esse processo. Assim, fica mais fácil modificar quando alguma estratégia não funciona adequadamente.

Como você pode perceber, o marketing digital é uma ferramenta importante e amplamente usada pelo seu custo-benefício e pela possibilidade de atingir mais pessoas, as pessoas certas, de forma mais rápida e efetiva. Por isso, invista um pouco do seu tempo para planejar ações de marketing digital, afinal, elas farão toda a diferença.

Em pouco tempo, você terá muito mais pacientes em seu consultório. O marketing digital ainda favorece outro marketing sem qualquer custo: o boca a boca. As pessoas tendem a indicar serviços em que foram bem atendidas e isso ocorrerá com você a partir do bom atendimento e do auxílio de campanhas de marketing digital. Aproveite as inúmeras possibilidades dessa área.

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