consultorio-medico-5-dicas-para-torna-lo-melhor_destaque
Consultório médico: 5 dicas para torná-lo melhor
9 de fevereiro de 2017
mantenha-se-atualizado-que-todo-medico-precisa-saber-sobre-tecnologia-gestao_destaque
Mantenha-se atualizado: o que todo médico precisa saber sobre tecnologia e gestão
21 de fevereiro de 2017
4-sinais-que-seu-consultorio-precisa-de-um-software-novo_destaque

4 sinais que o seu consultório precisa de um software novo

Computador travando, agendamento incorreto, área financeira desatualizada e prontuários dentro de enormes arquivos. Algum desses itens faz parte da rotina do seu consultório? Então é hora de mudar o software de gestão do seu consultório. Se o seu medo é justamente a migração, fique tranquilo, pois esse processo pode ser muito mais fácil do que você imagina. Além disso, os benefícios são inúmeros e evidentes nos resultados financeiros do local. Separamos quatro sinais de que o seu consultório precisa de um novo software de gestão. Se você se identificar com pelo menos um deles, pense nessa mudança!

1 - Problemas no agendamento

O agendamento é muito importante para o consultório e, por isso, precisa ficar organizado. Se você tem problemas com ele com frequência, fique atento. O mesmo vale se a sua agenda fica cheia de lacunas, por conta de pacientes que não vão no horário combinado. Dessa maneira, o agendamento desorganizado gera retrabalho e falta de produtividade em seu consultório.

Um bom sistema de agendamento é de fácil uso, apresenta apenas informações pertinentes e é personalizável e adaptável. O ideal é que cada tipo de consulta ou procedimento tenha uma cor ou qualquer outro item de diferenciação. No painel do agendamento, somente o essencial, para que todos consigam ver com clareza como está a agenda naquele dia ou naquela semana.

Além disso, é possível integrar o agendamento com outras ferramentas, como a de envio de SMS, para relembrar os pacientes das suas consultas. Isso reduz muito os casos de pessoas que não vão no dia marcado por puro esquecimento.

2 - Falta de integração

O ideal é que as áreas do seu consultório estejam integradas com vias de facilitar e otimizar o tempo. A área financeira precisa estar em consonância com o agendamento de pacientes, o fluxo de caixa, o estoque e outras áreas. Assim, você não terá problemas de caixas que não fecham no final do mês. Além disso, você deve controlar os pagamentos dos pacientes, o que é particular ou o que é convênio, procedimentos ou consultas, etc.

Por isso, tudo precisa funcionar bem e em conjunto, como em uma cadeia. Desse modo, você não terá dor de cabeça com informações parciais e que não oferecem indicadores.

3 - Baixa no número de pacientes

Caso o seu consultório esteja com menos pacientes que o normal, não atribua tudo à crise. Quem sabe o seu software também esteja causando problemas ou não oferece funcionalidades para relacionamento com o cliente. Você consegue enviar mensagens aos seus pacientes, por exemplo, no dia dos seus aniversários? Parece simples, mas faz toda a diferença na hora de fidelizar.

Além disso, a área de atendimento pode estar sem tempo para dispensar um tratamento mais personalizado, pois precisa resolver outras pendências, que não existiriam com um bom software. O atendimento é tudo em um consultório, afinal, é o primeiro contato que o paciente tem com o local. Se ele tem uma experiência ruim nesse momento, dificilmente retornará ao consultório.

Pode ser que o seu sistema não ofereça diferenciais, como documentação por imagem integrada ao sistema, para que os pacientes verifiquem o antes e o depois de procedimentos com fins estéticos. Com essa ferramenta interligada ao prontuário do paciente, fica muito mais simples acessar os documentos e apresentar as mudanças ao paciente.

4 - O sistema atual é lento e não é web

Se o seu sistema está travando e causando problemas, já sabe: precisa trocá-lo. O tempo perdido com o software poderia ser usado em outra ação mais útil ao crescimento do consultório. Além disso, há riscos de informações serem perdidas e isso não pode ocorrer, afinal, os prontuários médicos, por exemplos, são de extrema importância. Dessa maneira, um bom software oferece a possibilidade de o prontuário ser armazenado digitalmente, sem a necessidade de pilhas de papel e arquivos.

Outra questão é o fato do sistema não ser acessado online. Ficar preso a um único computador é algo que pode ser facilmente modificado. O ideal é que você acesse o sistema de onde estiver, caso não esteja no escritório, esteja viajando ou algo do gênero. O acesso online facilita as tomadas de decisão, a consulta de documentação e informações e a resolução de problemas à distância.

Mas como será a migração do sistema?

Se você está quase convencido de mudar de sistema, deve estar pensando no processo de migração. É possível fazer isso de maneira rápida e eficaz a partir de profissionais especializados e capazes de resolver o problema rapidamente. Os benefícios são evidentes, por isso, vale a pena realizá-lo o quanto antes.

O ideal é que o novo sistema seja fácil de usar e sem mistérios. Um painel limpo, apenas com as funcionalidades essenciais é o ideal na hora de escolher o seu sistema. Além disso, você terá que investir pouco em capacitação da sua equipe, afinal, se o sistema opera de forma intuitiva, em breve todos compreenderão todas as funções.

Você ainda poderá gestar quem tem os acessos ao sistema e se organizar com mais facilidade. Pense que o processo de modernização é necessário e que fará toda a diferença nos resultados do consultório. Você terá mais tempo para se dedicar às outras tarefas e ao atendimento dos pacientes e facilitará a tomada de decisão de fatores pertinentes ao local.

Se você verificar em outros consultórios de sucesso, todos eles têm sistemas de gestão organizados, modernos, integrados, com versão online e com inúmeras possibilidades. Isso porque as pessoas não querem mais perder tempo com ações que podem ser feitas por um software inteligente.

A equipe trabalha de maneira mais motivada, afinal, não sofre com funcionalidades que não fazem o que deveriam fazer, com problemas na agenda, no caixa, no atendimento e em outros fatores ligados ao consultório.

Além disso, ao fazer a contratação, preze por um sistema que ofereça o suporte adequado e dê atenção para você e para sua equipe, caso ocorra qualquer problema ou surjam dúvidas. O suporte é tão importante quanto o sistema, afinal, ele define a seriedade e o grau de confiança da empresa em seu produto.

O software que engloba todas essas funções e possui o melhor custo benefício é o Doctor View! Nele você acessa as informações do consultório em qualquer local, tem a área financeira organizada, bem como agendamento e ferramenta de inserção de fotos, muito usada para procedimentos estéticos. Conte conosco para crescer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X
Share This